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Redes sociais: vilãs ou aliadas da sua carreira?

A rede social pode impulsionar a carreira

10 de novembro de 2021 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Você está atento a qual imagem tem passado em suas mídias sociais? Certa vez o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, fez uma ótima consideração, quando afirmou que “pode-se governar sem popularidade, mas não se pode governar sem credibilidade”. Sendo assim, em um mundo conectado, como o que vivemos, dizer que não está nas mídias sociais é um tanto quanto estranho. Ao mesmo tempo, significa que você não é uma pessoa tão “antenada”, o que pode até mesmo impactar a sua credibilidade. Isso porque, como toda e qualquer ferramenta digital, saber utilizá-las de forma prudente é importante para potencializar os seus benefícios.

Nessa perspectiva, ao contrário do que muitos pensam, integrar o Instagram, por exemplo, não é sinônimo de não ter nada para fazer nem significa que a pessoa queira bisbilhotar a vida alheia. Evidentemente, é possível fazer isso! Em termos profissionais, no entanto, trata-se de uma poderosa ferramenta informacional, tal qual o Facebook ou o LinkedIn, que tem foco no âmbito corporativo. Nelas, além de acompanhar pessoas e empresas, é possível seguir as hashtags com temas do seu interesse, como empregabilidade, estratégia, comunicação e qualquer outro que queira. Dessa forma, tudo o que for postado com o que a pessoa marcou aparecerá em sua timeline. Incrível, não é? Assim, consegue-se ficar informado, inclusive em vários idiomas.

Além disso, é fundamental avaliar como as suas próprias mídias sociais têm sido utilizadas. Por meio do conteúdo postado nelas, qual imagem você tem passado para aqueles que te seguem? Fala apenas sobre si mesmo ou contribui com o compartilhamento de conhecimento? Não estou dizendo aqui que é preciso virar um blogueiro. Porém pode ser interessante comentar temas relacionados às suas áreas de expertise. Dessa forma, as pessoas passam a te seguir por assuntos que você domina ou pelos seus hobbies. Também já se sabe que a esfera profissional está cada vez mais conectada com a pessoal. Então, é saudável expor um pouco sobre quem é você, além da carreira. Afinal de contas, a vida não pode se resumir a trabalho e a pagar boletos; não é verdade? Então, por que não compartilhar um pouco sobre seu lado pessoal? Os resultados podem ser surpreendentes.

Embora muitos acreditem que estar no Instagram é se expor em demasia, profissionais de sucesso compartilham momentos e conhecimentos. E não são apenas observações técnicas aplicáveis dentro das empresas, mas também assuntos gerais. Por isso, a recomendação é participar desse importante canal e gerenciá-lo com sabedoria, a fim de que possa impulsionar sua carreira. Outro aspecto primordial é que, nessa era da digitalização, aquele que não está presente nas mídias sociais pode se tornar obsoleto. Com a velocidade da propagação da informação mais e mais acelerada, perder os acontecimentos ao redor do mundo e que impactam o seu dia a dia já diz muito sobre você. Pois estar atento a acontecimentos de outros países, que provocarão reflexos na empresa onde trabalha, coloca o profissional em evidência.

No entanto, de nada adianta estar em alguma mídia social e não utilizar o networking promovido pela ferramenta. Assim como é essencial desenvolver um planejamento da carreira, é prudente, no mínimo, traçar os objetivos para a utilização da sua mídia social. O que quer com ela? Qual imagem pretende passar? Que tipo de postagens irá fazer? Seguirá algum conceito ou identidade visual? Profissionais que têm atenção a esses pequenos, mas fundamentais detalhes, são exatamente aqueles que possuem as redes sociais poderosas e a credibilidade em alta. Basta observar os influencers. Em geral, por terem credibilidade e renome, uma postagem deles, chancelando determinado produto ou serviço, é suficiente para impulsionar qualquer negócio. Por isso, é essencial ter esse plano para melhorar a credibilidade nas redes a cada dia.

É claro que não é necessário estar sempre conectado. Aliás, equilíbrio nunca foi tão importante em nossas vidas. O indivíduo deve saber dosar o tempo entre o mundo virtual e o real, até para manter a saúde mental. Com inteligência e estratégia, é possível tirar o máximo de proveito dos dois ambientes e de qualquer mídia social existente. Porém não basta querer. É preciso fazer! Construir uma imagem, com credibilidade, perpassa também pelas mídias sociais. Como sabemos, elas têm um papel bem definido: facilitar a comunicação, servindo como um espaço democrático de interação. Uma forte presença on-line é o que vende e mantém o profissional relevante no mundo de hoje. Mas se lembre-se de que, assim como você deseja constantemente ver um conteúdo interessante, atraente, que desperte sua atenção nas mídias sociais das outras pessoas, é preciso pensar e repensar, criar e recriar sempre o que você posta, sejam questões sobre o âmbito pessoal, sejam sobre o profissional.

Fonte: Diário do Comércio

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