Uma pergunta pertinente para empresas, certamente para Product Managers, no melhor português, Gerente de Produtos. O que é um produto? Qualquer serviço ou item, o qual tende a atender uma demanda, satisfazer uma necessidade, ou mesmo um desejo, é então um produto. Um produto vai além de seus atributos visíveis e o que o que cliente acha que está pagando.
O produto pode ser caracterizado por ser físico ou virtual. Sendo um produto físico, podemos destacá-los como bens duráveis (carros, eletrônicos e moveis) e bens não duráveis (alimentos e bebidas), estes por sua vez de consumo imediato.
A educação em sua modalidade EAD e os softwares, podem ser definidos como produtos virtuais, onde são ofertados serviços e experiência. Quando incluídos elementos físicos e virtuais, são definidos como produtos híbridos, podemos citar como exemplo os restaurantes self-service, onde são ofertados os serviços de alimentação junto com os produtos a serem consumidos de imediato.
Dentro dos produtos híbridos, tem se tornado cada vez mais comum a virtualização dos mesmos, tendo como propósito, alcançar e atender da melhor forma um número cada vez maior de clientes, podemos citar o exemplo do Ifood, o qual digitalizou o serviço de self-service, melhorando ainda mais a experiência do cliente, sem que o mesmo tenha a necessidade de se deslocar até o restaurante, pois através do sistema delivery o mesmo pode fazer seu pedido através de um aplicativo e o consumo do seu produto alimentício em sua própria casa.
O software pode ser considerado um produto e um serviço. Você pode comprar uma versão física do software e instalá-lo no local, o que era tradicionalmente feito. Isso significa simplesmente que o software está instalado no computador do usuário, em comparação com um servidor remoto ou na nuvem. Atualmente, muitos produtos de software são vendidos virtualmente. É aqui que o termo software como serviço (SaaS) se origina. Essa abordagem usa um modelo de entrega baseado na Web e os clientes pagam uma taxa de assinatura mensal ou anual para acessar o software.
Todo produto possui um ciclo de vida, durante esse ciclo deve existir alguém responsável pelo seu planejamento e manutenção. É comum que esse trabalho seja realizado pelo Product Manager, onde seu papel é pensar holisticamente sobre a experiência do cliente. Isso ocorre porque os clientes decidem o que pensam e como se sentem sobre um produto com base no conjunto total de interações que mantêm com uma empresa, logo a empresa deve estar atenta a essas interações, pois ter um produto apenas com preços competitivos não são suficientes para obter lealdade, tem se tornado cada vez mais comum aos usuários sua experiência junto ao produto.
O produto está muito além dos custos e seus respectivos preços de compra. Além disso, os produtos possuem outras diversas características quais devem ser levadas em consideração no momento de sua concepção, portanto é sempre válido estar atento as necessidades reais de seus consumidores, um dos responsáveis por compreender se o produto está atendendo a tais necessidades é o Product Manager, sendo ele o responsável por validar hipóteses existentes durante o ciclo de vida de um produto.
Fonte: administradores.com