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Agile Marketing: o que é e como aplicar a gestão ágil no marketing

Agile Marketing: o que é e como aplicar a gestão ágil no marketing

3 de setembro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O mercado está em constante atualização, portanto, os profissionais de todas as áreas devem encontrar maneiras de se reinventarem. Isso não é diferente no marketing digital. Afinal, como tornar processos mais eficazes e aumentar a produtividade da sua equipe? A boa notícia é que essas questões podem ser respondidas por meio do Agile Marketing.

Dentro de um cenário de mudanças constantes em relação ao comportamento da sociedade, é essencial adotar essa mentalidade no ambiente de trabalho. Trata-se do uso mais inteligente e rápido dos recursos disponíveis. O principal objetivo desse conceito é ganhar em eficiência e em qualidade do que é feito e entregue. Mas você sabe o que são metodologias ágeis e como aplicar o Agile Marketing?

O primeiro passo é compreender o manifesto ágil e entender a sua importância para a construção do conceito. Além disso, é preciso entender quais são os ganhos ao implementar uma gestão ágil, bem como suas ferramentas e ideias que permitem aplicar o Agile Marketing.

Vamos esclarecer essas dúvidas? Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

Mas antes de chegar ao marketing, esse conceito já era aplicado em outras áreas. O seu surgimento foi no setor de desenvolvimento de softwares, com a ideia de criar fluxos de trabalho mais simples e curtos para fazer entregas precisas ao final de um projeto.

Em resumo, esse conceito foi apenas adaptado ao cenário do marketing e aos seus próprios processos e particularidades.

Também é importante entender a origem disso: o manifesto ágil. Todas as outras teorias e os conceitos são baseados em um documento e precisam ser adotados para implementação eficiente do Agile Marketing. Os seus principais pontos são:

  • aprendizado embasado, em substituição de opiniões e achismos;
  • colaboração focada no cliente, e não de silos e hierarquia;
  • campanhas adaptativas e interativas, ao contrário de campanhas Big-Bang;
  • processo de descoberta do cliente, no lugar de previsão estática;
  • planejamento flexível, ao invés de rígido;
  • respostas à mudança a partir de um plano;
  • pequenos testes, em vez de grandes apostas.
  • Ao adotar as posturas listadas acima, a tendência é que a gestão ágil seja mais fácil de ser aplicada. A transição agile só se torna possível com o entendimento da importância de seguir os principais pontos do manifesto ágil e conseguir aplicá-los no dia a dia da sua equipe.

Por que usar o Agile Marketing?

Quer entender melhor quais são os ganhos práticos ao usar o Agile Marketing no gerenciamento de projetos da sua equipe? Confira os principais motivos a seguir!

Redução de custos

Todo o conceito por trás da gestão ágil incentiva a redução de custos de uma equipe ou organização. Além de diminuir os gastos com campanhas que não funcionam tão bem, por exemplo, os processos são otimizados, representando uma economia de tempo e recursos financeiros. No fim, todos os profissionais têm mais disponibilidade para se concentrarem em atividades estratégicas.

Melhoria no controle de projetos e processos

O Agile Marketing é essencial para fornecer um maior controle dos projetos e processos realizados diariamente. Fica mais fácil entender, por exemplo, em qual estágio cada profissional está dentro das suas responsabilidades. O gestor não precisa perder tempo com reuniões pouco produtivas apenas para entender melhor o que cada um tem feito.

Melhora na qualidade da comunicação das equipes

A comunicação entre os profissionais de uma equipe é fundamental em um momento no qual o trabalho remoto se consolidou como realidade. E uma das características da metodologia ágil é a otimização da comunicação entre os profissionais. A transparência na troca de informações representa um ganho significativo para otimizar a rotina de trabalho.

Maior produtividade e eficiência da equipe

De acordo com um levantamento publicado no estudo The State Of Agile Marketing Report, mais da metade dos entrevistados definem o aumento da produtividade como principal motivação para aplicarem a metodologia ágil em suas equipes de marketing. Os ciclos curtos de trabalho aliados à liberdade que os profissionais têm impactam diretamente os resultados finais.

Como aplicar o Agile Marketing?

Para que o Agile Marketing seja aplicado com eficácia, é preciso adotar os modelos de trabalho, conhecidos como frameworks, de modo que o conceito faça parte do dia a dia da sua equipe. Confira!

Scrum

O Scrum é um dos frameworks mais utilizados dentro do Agile Marketing. Os ciclos de produção de um projeto são otimizados a partir do conceito de sprint, que foca no monitoramento constante de uma campanha ou estratégia. O objetivo é gerar insights para aprimorar o trabalho que está sendo realizado em tempo real.

Kanban

Outro framework importante na gestão ágil é o Kanban. A partir de um panorama completo do fluxo de trabalho de um projeto, gestores e colaboradores podem entender o andamento do projeto como um todo. Assim, é possível definir o senso de urgência e o que deve ser priorizado, sempre de olho na entrega ao cliente final.

Lean

A metodologia Lean visa a aplicação de processos simples e enxutos por uma equipe. Esse conceito é ideal para aquelas empresas ou equipes que não são tão grandes ou trabalham com metas muito específicas. O seu principal objetivo é agilizar todas as etapas de um projeto.

Quais são os indicadores do Agile Marketing?

Parte importante do conceito de Agile Marketing é a definição dos indicadores. E tudo começa com a criação de um SLA (Service Level Agreement), documento utilizado para definir quais são as responsabilidades e obrigações de cada membro em um projeto. Dentro do SLA, as métricas a serem utilizadas são definidas — como o ROI, essencial para entender mais sobre a eficiência de uma estratégia.

Adotar o Agile Marketing significa implementar um mindset de crescimento dentro da sua organização. Torna-se mais fácil adotar uma cultura voltada ao desenvolvimento constante do que é feito na companhia. No fim, tudo isso vai se refletir na qualidade do que é entregue e no desempenho de toda a sua equipe, produzindo melhores e mais eficientes.

O conceito de gestão ágil se reflete diretamente na busca por um melhor desempenho e maior produtividade no ambiente de trabalho.

Fonte: Hubspot

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