Tendência no Brasil e no mundo, o marketing de afiliados tem crescido como canal digital estratégico para gerar conversões e aumentar a rentabilidade das vendas online.
Ainda em transição para um modelo híbrido, o mercado varejista segue em busca de um ponto de equilíbrio entre vendas presenciais e online. Mesmo após a reabertura das lojas físicas e em meio ao avanço da vacinação, comerciantes e consumidores se perguntam: como fica o varejo online, que atingiu seu pico na pandemia, mas segue mais presente do que nunca na rotina do consumidor?
Novos hábitos de consumo foram introduzidos ou intensificados com a eclosão da Covid-19 e as medidas de distanciamento social. Do delivery de refeições às compras online de itens de supermercado, muitos descobriram as facilidades proporcionadas pelo e-commerce e transformaram sua rotina de compras, agora mais híbridas e digitalizadas.
Um caminho sem volta, mesmo com a retomada de comércios e serviços presenciais – e até mesmo entre aqueles que não dispensam um olhar através da vitrine ou mesmo uma visita ao estabelecimento. O fim das barreiras que separavam o físico e o virtual passou a exigir um novo processo de fidelização, muito mais eficaz, constante e ‘omnichannel’.
Considerando as etapas do funil, sabe-se que a venda começa ainda no momento da descoberta, no qual lojistas conquistam a atenção dos consumidores para depois gerarem conversão e fidelização. Nesse contexto, o marketing de afiliados tem crescido como uma estratégia efetiva não só para auxiliar nesse momento de descoberta, mas também para impulsionar as vendas e ampliar as receitas de publishers e anunciantes.
Ao promover a conexão entre consumidores e marcas por intermédio de uma rede mundial de 150 mil publishers ativos (editores parceiros que monetizam conteúdo com anúncios e ofertas de cupons ou cashback), a Rakuten Advertising, especializada em tecnologia para publicidade e marketing digital, registrou no Brasil um crescimento de 51% nas vendas realizadas por meio de sua rede de afiliados no último trimestre de 2021.
Por que recorrer ao marketing de afiliados?
O marketing de afiliados é uma forma de publicidade online na qual o afiliado (o editor ou produtor de conteúdo parceiro) divulga produtos e serviços do anunciante em troca de uma comissão para cada venda. O potencial dessa estratégia é altíssimo no Brasil, uma vez que o brasileiro se relaciona naturalmente com a publicidade online. Segundo uma pesquisa da PwC, mais de 80% dos respondentes afirmaram interagir com as principais redes sociais e mais da metade admitiu que costuma clicar em seus anúncios.
Também impulsiona essa curiosidade o fato de o consumidor brasileiro mostrar muita confiança na figura do influenciador digital ou produtor de conteúdo quando eles fazem indicações ou recomendações de produtos e serviços. Um estudo de 2019 da Qualibest aponta que esse grupo foi uma das principais fontes de informação e influência para ao menos 50% das compras realizadas por meio das redes sociais naquele ano.
O impulso nas vendas gerado pelo marketing de afiliados se torna ainda mais claro em datas comerciais, responsáveis por uma parcela significativa do faturamento do varejo físico e online nos últimos anos. E não estamos falando só da Black Friday, que a cada ano vê aumentar a sua relevância como uma data aguardada por consumidores e lojistas.
Fonte: Administradores.com