A aparência é um fator determinante durante entrevistas de emprego, é o que diz uma pesquisa feita pelas professoras Isamar Troncoso, da Harvard Business School, e Lan Luo, da USC Marschall School of Business, e publicada na Harvard Business Review.
De acordo com o estudo, certas características físicas e acessórios presentes nas fotos de perfil dão aos candidatos uma vantagem nos resultados da contratação. Brincos, paletó e gravata, óculos ou barba, por exemplo, podem fazer uma grande diferença na contratação de candidatos que estão participando de processos seletivos online. Se um deles “tem uma boa aparência” em suas fotos de perfil, então é mais provável que ele consiga a vaga.
Ao longo do trabalho, Troncoso e Luo descobriram que a percepção da adequação ao trabalho, que determina de forma subjetiva se um candidato é ou não adequado para cumprir determinada função, leva consigo um preconceito que afeta os resultados de contratação.
Isto significa dizer que candidatos que “têm uma boa aparência” têm maior probabilidade de serem contratados, ainda que não exista qualquer ligação entre esta característica e o desempenho profissional. Também saem na frente na visão de recrutadores os candidatos com menos avaliações, classificações mais baixas ou sem certificações.
Segundo pesquisas feitas ao longo de décadas, não apenas profissionais considerados bonitos têm maior probabilidade de serem contratados, conseguir mais promoções, ganhar mais dinheiro e subir mais e mais rápido na carreira, como chefes atraentes obtêm classificações de desempenho mais altas de seus funcionários do que aqueles com aparência comum.
Isto acontece, conforme alguns especialistas, por causa da tendência de atribuir traços mais positivos a pessoas bonitas presente nos seres humanos. Enquanto isso, outros acreditam que funcionários atraentes são predispostos a se comportar e se perceber de formas que contribuam para o seu sucesso através da socialização.
Apesar de tratar de características externas, a solução para a problemática apresentada pela pesquisa pode estar dentro dos candidatos. Através de ajustes na linguagem corporal, os profissionais podem se mostrar mais confiantes e positivos, o que faz diferença na hora das contratações.
Isto pode ser feito, por exemplo, através de gestos como puxar os ombros para trás, manter o corpo ereto, a cabeça erguida e sorrir. Medidas simples como estas podem separar um candidato de sua vaga dos sonhos.
Fonte: Administradores