Please enable JS

Blog

Apple pede desculpas ao WordPress por monetização forçada

28 de agosto de 2020 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A atitude da Apple em obrigar os aplicativos do WordPress para iPhone e iPad a oferecerem recursos de compra não pegou bem no mercado. Não à toa, a empresa da maça resolveu emitir um raro comunicado se desculpando pela atitude e explicando que a situação foi resolvida.

O WordPress é uma das ferramentas mais populares na internet para quem tem um site ou mesmo um blog. E um dos grandes atrativos dessa solução é justamente o seu aplicativo para quem já é cliente da marca. Na última semana, porém, uma confusão com a Apple ganhou o noticiário.

A tentativa de monetização forçada feita pela empresa da maçã não pegou bem no mercado e até mesmo um comunicado oficial foi emitido. Em meio aos conflitos com os desenvolvedores da Epic, produtores do Fortnite, a Apple decidiu não se alongar em mais um problema.

Em um raro pedido de desculpas, a Apple afirmou que a configuração anterior dos aplicativos iOS do WordPress estava novamente liberada:

“Acreditamos que a questão com o aplicativo WordPress tenha sido resolvida. Desde que o desenvolvedor retirou a exibição de suas opções de pagamento de serviços do aplicativo, ele agora é um aplicativo autônomo gratuito e não tem que oferecer compras no aplicativo. Informamos o desenvolvedor e pedimos desculpas por qualquer confusão que tenhamos causado”.

Qual foi o problema entre Apple e WordPress?

A empresa bloqueou os desenvolvedores do WordPress de realizarem qualquer tipo de atualização em seus aplicativos para iPhone e iPad. Em troca, a Apple exigia que o aplicativo passasse a vender planos premium e a possibilidade de compra de domínio, o que não acontecia.

A proibição foi denunciada no último dia 21 de agosto pelo desenvolvedor do WordPress Matt Mullenweg, que postou em seu Twitter a notícia e iniciou uma série de debates sobre o assunto, inclusive alertando outras empresas a começarem a se preparar para mudanças nesse esquema.

Mas, na prática, qual era o suposto interesse da Apple em forçar a criação de um sistema de compra no aplicativo (IAP ou In-App Purchase)? Qualquer aplicativo na App Store que faça vendas precisa pagar uma comissão de 30%, o que renderia alguns ganhos extra para a empresa.

Após o comunicado da Apple, Mullenweg voltou ao seu Twitter, comemorou a decisão de voltar atrás da empresa e também reforçou o impacto das redes sociais nesse momento:

“Eu não esperava que o tweet anterior chamasse a atenção fora da comunidade WP. Estou muito grato que o pessoal da Apple tenha revisado o aplicativo e nos informado que não precisamos implementar compras no aplicativo para podermos continuar a atualizar o aplicativo”.

Fonte: Blog da Rock Content

Imagem: Background photo created by freepik – www.freepik.com

Posts relacionados

Segundo pesquisa, 28% dos consumidores fizeram compras de presentes em 2023 com base nas recomendações de influenciadores digitais

17 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que sua sessão de brainstorming seja produtiva

3 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para montar o plano de negócios perfeito

1 de outubro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Como garantir que seu negócio permaneça relevante daqui a 10 anos

26 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 formas de tornar seu negócio viral nas redes sociais

9 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

5 passos para criar um negócio online de sucesso

2 de setembro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc