A atitude da Apple em obrigar os aplicativos do WordPress para iPhone e iPad a oferecerem recursos de compra não pegou bem no mercado. Não à toa, a empresa da maça resolveu emitir um raro comunicado se desculpando pela atitude e explicando que a situação foi resolvida.
O WordPress é uma das ferramentas mais populares na internet para quem tem um site ou mesmo um blog. E um dos grandes atrativos dessa solução é justamente o seu aplicativo para quem já é cliente da marca. Na última semana, porém, uma confusão com a Apple ganhou o noticiário.
A tentativa de monetização forçada feita pela empresa da maçã não pegou bem no mercado e até mesmo um comunicado oficial foi emitido. Em meio aos conflitos com os desenvolvedores da Epic, produtores do Fortnite, a Apple decidiu não se alongar em mais um problema.
Em um raro pedido de desculpas, a Apple afirmou que a configuração anterior dos aplicativos iOS do WordPress estava novamente liberada:
“Acreditamos que a questão com o aplicativo WordPress tenha sido resolvida. Desde que o desenvolvedor retirou a exibição de suas opções de pagamento de serviços do aplicativo, ele agora é um aplicativo autônomo gratuito e não tem que oferecer compras no aplicativo. Informamos o desenvolvedor e pedimos desculpas por qualquer confusão que tenhamos causado”.
Qual foi o problema entre Apple e WordPress?
A empresa bloqueou os desenvolvedores do WordPress de realizarem qualquer tipo de atualização em seus aplicativos para iPhone e iPad. Em troca, a Apple exigia que o aplicativo passasse a vender planos premium e a possibilidade de compra de domínio, o que não acontecia.
A proibição foi denunciada no último dia 21 de agosto pelo desenvolvedor do WordPress Matt Mullenweg, que postou em seu Twitter a notícia e iniciou uma série de debates sobre o assunto, inclusive alertando outras empresas a começarem a se preparar para mudanças nesse esquema.
Mas, na prática, qual era o suposto interesse da Apple em forçar a criação de um sistema de compra no aplicativo (IAP ou In-App Purchase)? Qualquer aplicativo na App Store que faça vendas precisa pagar uma comissão de 30%, o que renderia alguns ganhos extra para a empresa.
Após o comunicado da Apple, Mullenweg voltou ao seu Twitter, comemorou a decisão de voltar atrás da empresa e também reforçou o impacto das redes sociais nesse momento:
“Eu não esperava que o tweet anterior chamasse a atenção fora da comunidade WP. Estou muito grato que o pessoal da Apple tenha revisado o aplicativo e nos informado que não precisamos implementar compras no aplicativo para podermos continuar a atualizar o aplicativo”.
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