A gamificação no treinamento de funcionários é uma técnica que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Essa estratégia consiste em utilizar elementos de jogos em atividades de treinamento e desenvolvimento, visando engajar os colaboradores e tornar o processo mais lúdico e interativo.
Segundo uma pesquisa realizada pela TalentLMS, 89% dos colaboradores afirmaram que se sentiriam mais motivados caso os seus empregadores utilizassem elementos de jogos em atividades de treinamento. Além disso, 83% disseram que a gamificação tornaria o aprendizado mais agradável.
Outro estudo, conduzido pela Universidade de Colorado Denver, constatou que a gamificação pode aumentar a retenção de informações em até 9 vezes, se comparada com outras técnicas de treinamento.
As empresas têm adotado a gamificação de diversas formas. Algumas criam jogos online, outras utilizam dinâmicas de grupo e outras utilizam aplicativos para treinamento. Um exemplo de modelo de gamificação é o “Escape Room”, em que os funcionários são colocados em uma sala com o objetivo de escapar dela resolvendo enigmas e desafios
Os profissionais de RH têm observado essa ferramenta de treinamento com interesse e já a utilizam em diversas empresas. Um exemplo é a IBM, que criou um jogo chamado “Innov8” para ensinar seus colaboradores sobre a importância da inovação. A Nestlé também utilizou a gamificação em seu programa de treinamento de liderança, com jogos que ensinavam sobre resolução de conflitos e gerenciamento de tempo.
Fonte: Mundo RH