O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Mesmo com a diminuição da taxa de desemprego no Brasil, ser aprovado num processo seletivo e manter um emprego continua exigindo muito esforço e dedicação dos profissionais em busca de novas oportunidades.
Um dos grandes desafios das empresas, por sua vez, é atrair talentos que tenham o mesmo mindset de seu perfil corporativo e apresentem bom desenvolvimento em soft skills — as habilidades interpessoais prezadas em ambientes de trabalho. De acordo com o Guia Salarial da consultoria de recrutamento Robert Half, essa, de fato, é a preocupação para 84% das companhias.
Assim, para quem busca dar uma guinada em sua carreira para 2023, este é um ótimo momento para desenvolver as soft skills mais cobiçadas pelo mercado. Se esse é o seu caso, fique atento às dicas de Mara Leme Martins, Vice-Presidente da organização de networking BNI Brasil, sobre as 5 soft skills mais procuradas pelas empresas:
A habilidade de se comunicar é certamente uma das mais requisitadas para qualquer profissional. Para entender sua importância, uma pesquisa feita pela Project Management Institute Brasil mostrou que 6% de 300 grandes empresas definiram a comunicação no local de trabalho como o principal motivo para o fracasso de atividades. “Desenvolver habilidades comunicacionais é uma skill que é trabalhada desde a infância e é desenvolvida ininterruptamente durante a vida. O que é procurado são profissionais que deixem claro o status de suas atividades, conseguindo coordenar com diversos setores, para evitar eventuais perdas”, explica a executiva.
O papel de líder não deve ser exercido apenas pelos superiores das empresas, mas praticado por todos os colaboradores, que devem ser capazes de motivar seus colegas. “A capacidade de leadership em quem trabalha na empresa potencializa os resultados de toda uma rede, dando mais independência e autonomia para que as atividades sejam realizadas com mais agilidade e qualidade”, argumenta Martins.
Muitos trabalhos estão repletos de fatores inesperados e muitas vezes imprevisíveis, que devem ser respondidos com prontidão. “Adaptar-se requer muito know how de seu campo de conhecimento para adquirir a capacidade de estar preparado para tudo em qualquer momento. Ter alguém com essa habilidade na equipe traz confiabilidade para todos, pela capacidade de lidar com as diferentes intempéries do cotidiano”, salienta a VP da BNI Brasil.
Ninguém trabalha sozinho, por isso, várias habilidades convergem para saber lidar com uma equipe, que deve enfrentar as fases de um projeto como um conjunto. “Saber compartilhar insights, manter relacionamentos profissionais, dar e receber conselhos, são algumas das características mais esperadas para trabalhos em equipe. O conceito de ‘dividir para multiplicar’ está muito presente aqui: dividir o trabalho para multiplicar os resultados”, aconselha.
Respeitar o próximo não é essencial apenas para o trabalho, mas também para a vida. Ter consciência de seus atos e suas consequências pode definir quais são realmente os profissionais de confiança numa equipe. “Mais do que um asset profissional, ser empático é uma característica que deve ser procurada em qualquer lugar de nossas vivências. No mundo dos negócios, facilita a conexão com colegas de trabalho, superiores e clientes, possibilitando um ambiente de trabalho cada vez mais frutífero, plural e eficiente”, finaliza Mara Leme Martins.
Fonte: Administradores