Construção de marca ou relacionamento com o cliente? Veja quais são as prioridades dos líderes de marketing para os próximos anos.
Líderes de marketing estão mudando suas prioridades conforme a pandemia diminui. O estudo “Marketing na Era Pós-Covid” da The CMO Survey, realizado com mais de 270 líderes de marketing americanos, faz essa análise sobre como os profissionais estavam desempenhando suas atividades logo no início da pandemia e quais são as prioridades agora. Confira os dados:
Mudanças com o passar dos anos
No primeiro momento da pandemia, em 2020, a principal preocupação dos profissionais de marketing era a digitalização e a retenção dos clientes. Por isso, durante os meses que seguiram com maior isolamento social, os investimentos foram direcionados para a gestão de relacionamento com o cliente.
No entanto, as prioridades agora são outras. Desde agosto do último ano, os líderes estão se concentrando em aumentar o investimento para ações de marketing focadas em construção de marca. De acordo com o estudo, a maior projeção para essa prioridade foi no primeiro semestre deste ano (+11,8%), mas a expectativa é que a construção de marca continue superior ao engajamento com o cliente (+9,6%), mesmo estando abaixo do primeiro período analisado.
Além dessas mudanças de orçamento, as expectativas com relação aos gastos com CRM também sofreram uma queda significativa, saindo de 9,5% dos investimentos para 6,8%.
O impacto negativo da inflação nos orçamentos de marketing
As projeções de fortalecimento do investimento em construção de marca é algo que já foi discutido, em outros estudos, nas indústrias B2B e agora está expandindo para as empresas B2C.
Grande parte dessa busca por aumentar a importância da marca está relacionada às pressões inflacionárias vividas em todo o mundo. Alguns profissionais entrevistados relatam que esses investimentos são impulsionados pela inflação e pela alta nos preços.
42% dos profissionais disseram estar diminuindo os níveis de gastos, enquanto apenas 17% dizem estar aumentando. O ponto positivo é que, apesar da diminuição no investimento, as empresas estão mais atentas ao valor do marketing nos negócios.
72% das empresas afirmam que o papel do marketing aumentou no ano anterior, e a queda para este ano foi de apenas 4 pontos percentuais (68%). Isso mostra que as empresas estão enxergando, cada vez mais, o marketing como parte fundamental para os negócios.
Fonte: Agência Mestre