A autoavaliação de desempenho é uma ferramenta importante para a gestão de pessoas da empresa obter resultados sobre a performance do colaborador em determinado período de tempo. O objetivo é reter talentos ao mesmo tempo em que recolhe-se dados para otimizar os processos consistentemente. No entanto, ao aplicar a autoavaliação de desempenho é importante estar atento a certos fatores.
Para ajudar você a entender o que é autoavaliação de desempenho e como aplicar na empresa, preparamos este artigo. Acompanhe!
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é um processo avaliativo que as companhias fazem de tempos em tempos para verificar a performance dos funcionários. Com isso, é possível ter uma visão de quais são as qualidades e potenciais que podem ser explorados. Com os resultados, fica mais fácil traçar estratégias de desenvolvimento de pessoas, o que ajuda no alcance das metas do negócio.
É comum que os colaboradores se autoavaliem e ainda façam uma reflexão acerca do desempenho das lideranças diretas e da gestão de pessoas como um todo.
Já a autoavaliação de desempenho é realizada pelo próprio colaborador, que faz uma reflexão sobre o seu desempenho nas atividades que realiza na companhia.
Nesse cenário, a autoavaliação de desempenho deve ser aplicada juntamente com a avaliação de desempenho, a fim de promover para o colaborador e sua liderança uma reflexão profunda acerca dos trabalhos realizados, promovendo também o alinhamento necessário para o melhor desempenho de todos.
Qual a importância e vantagens da autoavaliação de desempenho?
Basicamente, a autoavaliação de desempenho é capaz de fazer com que o profissional faça uma reflexão profunda acerca de seus comportamentos, habilidades e competências, incentivando-o a conhecer melhor seu perfil comportamental, revelando para ele seus pontos fortes e as competências que precisam ser desenvolvidas.
Dessa maneira, o colaborador tem mais chances de se sentir valorizado e desafiado a evoluir, o que é positivo para ele e para a produtividade da companhia.
Conheça, a seguir, os principais benefícios para a empresa.
Oportunidade de tomar decisões mais acertadas na gestão de talentos
Quando a corporação conhece melhor os seus talentos, ela pode, por exemplo, direcionar melhor os seus esforços para conceder bonificações e prêmios por desempenho mais alinhados com o perfil dos profissionais.
Realizar promoções de forma mais efetiva
Conhecendo as competências e habilidades dos colaboradores, é possível promover realocação de talentos de modo mais efetivo, usando a seleção interna para reconhecer funcionários, e também designá-los para funções mais alinhadas ao seu perfil profissional.
Promover capacitações mais efetivas
A autoavaliação de desempenho torna mais evidente para a gestão de RH fazer a identificação de lacunas técnicas ou de conhecimento entre os colaboradores que passaram pela autoavaliação. Com isso, fica mais fácil desenvolver um plano de capacitação para facilitar o desenvolvimento dos profissionais.
Aumentar da consciência do colaborador
Ao aplicar a autoavaliação de desempenho, a empresa permite que o colaborador reconheça e entenda quais competências precisa melhorar para se desenvolver mais e entregar os resultados que a empresa almeja.
Conheça outras tendências que podem ajudar quando o assunto é motivação e produtividade com nosso episódio completo do RH Inovador:
Como aplicar a autoavaliação de desempenho?
Para que a autoavaliação de desempenho seja realmente efetiva, é preciso envolver os colaboradores, conscientizando-os da importância desse processo. Para isso, é importante investir em campanhas de comunicação interna e endomarketing, oferecendo conhecimento sobre o tema.
Também é relevante que o setor de gestão de pessoas tenha em mente que o autoconhecimento é fundamental para que as respostas correspondam com a realidade vivenciada pelo colaborador.
Isso quer dizer que, para que a autoavaliação seja de fato efetiva, é fundamental que o profissional esteja disposto a passar por uma reflexão a respeito da sua conduta na empresa, revelando com sinceridade suas condutas comportamentais e técnicas.
A função do RH
É preciso pensar na prática da autoavaliação, o que inclui a aplicação de questionários. Esses são desenvolvidos pelo setor de RH da empresa, e são formados por perguntas acerca das dificuldades na rotina de trabalho, desafios, objetivos, oportunidades, entre outros aspectos.
Para facilitar a identificação das perguntas que possam ser mais efetivas para constar no formulário, é possível fazer uso da análise SWOT, que avalia as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no ambiente corporativo.
Ainda é preciso encorajar os colaboradores a serem bastante sinceros em suas respostas, o que pode exigir certa coragem e uma boa dose de sinceridade. O mais indicado é evidenciar para as pessoas que esse é um exercício importante para o crescimento pessoal e profissional.
Nesse cenário, fica claro que o setor de RH é protagonista na condução da formulação e aplicação da autoavaliação de desempenho, sendo essa uma ferramenta importante para conhecer as pessoas que fazem parte do negócio, suas potencialidades e pontos de melhoria.
Logo, apesar da autoavaliação de desempenho ser um exercício pessoal e que não pode ser transferido, é a gestão de pessoas quem prepara, coleta informações, orienta as pessoas e transforma as respostas coletadas em dados.
De forma resumida, o setor de gestão de pessoas precisa auxiliar o funcionário em algumas questões, como:
Fonte: Blog Fortes Tecnologia