A ansiedade é uma reação perfeitamente normal a uma ameaça percebida. Sentir o coração bater mais rápido e falta de ar são sinais de que o instinto de lutar ou fugir está funcionando como deveria. Ela pode ser um problema, no entanto, quando aparece antes de discursos ou apresentações, causando, na pior das hipóteses, um grande fracasso.
Em um artigo escrito para o Inc., Carmine Gallo, instrutor de Harvard, sugere que, para que isso seja evitado, é preciso que as pessoas mandem aos seus cérebros mensagens dizendo que não há nada com que se preocupar. Nestes casos, a chave para acalmar os nervos é mudar a resposta fisiológica que seu corpo está tendo.
Segundo a ciência, a maneira mais rápida de obter o controle da resposta automática do corpo é desacelerar a respiração e respirar fundo até encher o abdômen. Pensando nisso, o especialista indica um método usado por atletas que leva apenas 48 segundos para ser realizado.
A prática é chamada de respiração relaxada e conta com quatro etapas:
1) Conte até quatro enquanto inspira profundamente pelo nariz;
2) Prenda a respiração e conte até quatro;
3) Expire lentamente pela boca e conte até quatro;
4) Repita as etapas um a três por um total de quatro ciclos.
Segundo Gallo, desacelerar conscientemente a respiração envia um sinal ao cérebro de que o que você está vivenciando não é uma ameaça.
O especialista afirma que ele mesmo faz uma ou duas rodadas da respiração relaxada antes de subir aos palcos e garante que isso melhora seu estado de espírito e permite que encare o público como um presente, não como uma ameaça.
Fonte: Administradores