A Black Friday 2020 – principal evento do varejo no Brasil – está chegando e promete ser ainda mais forte no meio digital, por conta da pandemia do coronavírus e o isolamento social. Diante disso, as comprar que seriam feitas presencialmente nos tempos normais diminuíram e, as pessoas começaram a optar pelas compras online.
Só em abril, houve um aumento de 81% nas vendas em e-commerce em comparação ao mesmo período de 2019, o que gerou um faturamento de 9,4 bilhões de reais. Esses números indicam que a Black Friday gerará muito mais faturamento no meio digital, mesmo com a reabertura dos pontos físicos de venda.
Como se preparar para a Black Friday 2020?
Estima-se que um grande número de empresas adote a Black Friday 2020 no meio digital e, por isso, é preciso estar preparado para o fluxo intenso de usuários.
Tenha uma plataforma com boa performance
Analise se sua plataforma suporta um número grande de acessos simultâneos e, se preciso, faça um upgrade, deixando-o 100% preparado para a data.
Dê uma atenção especial para o visual do site e das redes sociais
É importante criar uma boa estratégia de divulgação e publicidade nas redes sociais para deixar os clientes avisados. No visual, lembre-se de destacar as promoções e usar elementos e cores que chamem a atenção.
Atenção a concorrência
Esteja sempre atento aos preços, promoções e estratégia de vendas dos concorrentes.
Faça uma pré-coleta de dados
Uma ótima ideia é recolher dados antes da Black Friday 2020, trazendo o cliente para mais perto da marca. Ofereça benefícios ou facilidades de pagamentos para quem ainda não é cliente, ou crie uma LP para coleta de e-mails, por exemplo, assim você reúne dados para oferecer promoções exclusivas no dia.
Fidelize seus clientes
Faça programas de relacionamento oferecendo benefícios e promoções, como um e-mail com cupons de desconto, por exemplo.
Cuide dos canais de atendimento
Ter canais disponíveis para passar informações ou tirar dúvidas dos clientes é essencial. Por isso, o atendimento via e-mail, telefone, redes sociais ou chat no site precisam receber uma atenção especial, principalmente nos dias anteriores a Black Friday 2020.
Atenção nos estoques
Com as promoções, as vendas serão maiores do que as habituais. Por isso, aumente a expectativa de volume de estoque para conseguir atender a todos.
Utilize o e-mail marketing
Mande e-mails de promoções e ofertas para a lista de contato da sua base de clientes e destaque que a Black Friday 2020 está chegando.
Fonte: Alliance Comunicação
Imagem: Tascha1 – Freepik.com