Cada vez mais conscientes sobre a importância da diversidade e da inclusão para uma sociedade mais igualitária, os brasileiros esperam ver as próprias convicções refletidas nas diretrizes das marcas que consomem. 78% dos consumidores no país concordam que a diversidade é um tema que deve fazer parte do dia-a-dia de marcas e empresas, e 60% afirmam que não consomem produtos de marcas com comportamentos preconceituosos.
Os dados foram divulgados na terceira edição do estudo Oldiversity, realizado pelo Grupo Croma. A pesquisa tem por objetivo examinar como as marcas estão se adaptando às novas demandas e realidades sociais da sociedade, refletindo os anseios do público.
A íntegra do estudo aponta que o mercado nacional ainda tem muito a melhorar. Quando questionados sobre as ações das marcas em prol da diversidade, apenas 44% dos brasileiros acreditam que elas são autênticas quando abordam a pauta, enquanto 39% concordam que as empresas presentes no Brasil reproduzem comportamentos preconceituosos.
62% dos respondentes acreditam que as empresas brasileiras deixam o preconceito falar mais alto na hora contratar pessoas pretas. 27% afirmaram já ter sofrido algum tipo de descriminação racial e 17% foram vítimas de descriminação racial no ambiente de trabalho.
Sobre as pessoas LGBTQIA+, 57% dos entrevistados concordam que as empresas têm preconceito em contratá-las. Em contrapartida, 55% compartilham a percepção de que as marcas e empresas estão se adequando para atender as necessidades desta comunidade.
Para o Fundador do Grupo Croma, Edmar Bulla, o número é o reflexo de uma construção social heteronormativa, onde a definição de padrões permeiam os mais diferentes setores coletivos e regem estruturas excludentes no interior da sociedade.
Entre os entrevistados, 56% afirmaram não se recordar de propagandas relacionadas à diversidade. O número levanta uma problemática importante sobre a veiculação eficiente de peças comerciais relacionadas ao tema – um recurso que pode contribuir para elos que vão além da relação entre marcas e consumidores.
Nesse sentido, 68% dos brasileiros dizem que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade, 64% gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade e 61% responderam que as propagandas são uma boa maneira para reforçar a diversidade de gênero.
Além disso, 65% do público brasileiro demonstra querer que as marcas falem abertamente sobre diversidade em suas comunicações, e entendem que a associação ao tema não representa riscos comerciais.
Ao tratarem de forma assertiva o tema diversidade, as empresas conseguem despertar sentimentos e tendências. Nesse cenário, 67% dos entrevistados afirmam que passam a admirar as empresas que abordam a pauta, 65% passam a considerá-las nas próximas compras e outros 65% passam a acreditar mais nessas companhias.
Fonte: Mundo do Marketing