Na hora de definir a verba destinada a cada área da organização, o budget do marketing permite antever o valor aproximado que você deve gastar para promover sua marca, seus produtos ou serviços.
É preciso ter estratégia para crescer. Se você não quer ver sua empresa desperdiçando recursos, gastando mais do que pode ou priorizando as ações erradas, é indispensável planejar como seu dinheiro será investido. É para isso que o budget serve: estipular qual porcentagem do total de recursos será aplicada em cada setor do negócio. E o budget do marketing é uma de suas etapas fundamentais.
O budget do marketing anda lado a lado com a estratégia de comunicação de sua empresa. Ele permite que você atinja ou supere as metas traçadas para atingir e conectar-se com seu público-alvo. Sem considerá-lo, você investe dinheiro sem foco e não tem como avaliar o que deu certo e o que pode melhorar em termos de divulgação da marca.
Talvez você esteja pensando “mas eu já fiz o orçamento do meu negócio quando abri a empresa, inclusive para o setor de Marketing”. Só que o tempo passa e é preciso adaptar-se: um planejamento maleável – porém organizado – faz toda a diferença.
Neste texto você vai saber como o budget do marketing facilita o crescimento do seu negócio, entenderá como as empresas planejam o budget anual e descobrirá ainda como a manobra do forecast ajusta o orçamento do seu negócio sempre que necessário.
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O que é o budget
O budget empresarial é uma ferramenta de uso contínuo que permite que você defina antecipadamente, com base no seu orçamento total, a porcentagem de dinheiro que será aplicada em cada setor do seu negócio: Recursos Humanos, TI, Vendas, Desenvolvimento de Produtos e, entre outros setores, Marketing.
Ainda que o budget possa ser usado para definir a verba referente ao curto, médio ou longo prazo, geralmente ele é traçado de maneira anual. Assim, ele estipula todos os custos que estão previstos para o período de um ano. Como imprevistos acontecem, o budget deve deixar margem para que sejam feitas adaptações no orçamento – falaremos dessa manobra mais adiante.
Veja abaixo como separar o budget entre as áreas da sua organização:
Planejamento x orçamento
Assim como não se deve gastar um dinheiro que não têm, executar sem planejar não dá resultados: ajuste seus planos à verba disponível e monte uma estratégia para não desperdiçar recursos. Também é preciso levar em conta os custos fixos, os custos variáveis, a expectativa de receita e a possibilidade de endividamento.
Esteja preparado para o melhor e para o pior
Ao longo de um ano, suas receitas podem crescer, diminuir ou manter o mesmo patamar: avalie o momento atual e certifique-se de terá recursos para pagar os gastos essenciais da empresa, no pior cenário, ou lidar com o aumento da demanda, no melhor cenário.
Estabeleça metas para cada setor da empresa
Ao definir os objetivos financeiros e de produtividade que cada área do negócio deve alcançar, fica mais simples determinar o valor que será investido no budget de cada setor.
Monitore os resultados e faça correções
O budget permite que você acompanhe e meça, com base nas metas que foram estabelecidas para cada setor, se os resultados foram alcançados ou deixaram a desejar e se seus recursos foram corretamente aplicados. Assim, você pode refazer seu budget de forma eficiente a cada mudança de período.
O budget do marketing
Na hora de definir as metas e o budget de cada setor, o de Marketing é um dos mais importantes. É ele quem fortalece a sua marca, cria uma experiência que conecta o cliente com seu negócio e gera Leads. Estes são o que, em última instância, farão crescer sua receita e o orçamento do seu budget.
É vital, portanto, separar um valor a ser investido em ferramentas de marketing eficazes.
Inseparável da estratégia de comunicação e do próprio planejamento de marketing do negócio, o budget do marketing é a etapa de definição do orçamento que aponta qual valor será destinado para as atividades de divulgação da sua empresa. Isso inclui:
Outros investimentos em marketing que fazem sua empresa vender mais e faturar melhor.
Para que não haja conflitos entre as despesas empresariais, todas essas ações devem ter uma verba específica e pré-determinada para sua execução. Ou seja, o budget do marketing.
Existem diferentes métricas que podem ser usadas como base para definir o budget do marketing. A Lei de Nielsen, por exemplo, dita que o investimento em marketing deve corresponder à fatia de mercado que se almeja conquistar – assim, para obter 20% do mercado seria necessário investir 20% da verba em marketing.
A agência norte-americana Small Business Agency (SBA), por sua vez, recomenda aplicar entre 7% e 8% da receita total das empresas em marketing. Outros afirmam que o ideal é destinar 15% do orçamento para o budget do marketing.
A verdade é que você deve encontrar o valor ideal para o marketing do seu negócio personalizando o planejamento de acordo com seus objetivos e necessidades.
Passo a passo para definir o budget do marketing
Confira abaixo um passo a passo de como definir o budget do marketing anual:
1º passo: Determine seu orçamento total
Para começar, você deve fazer uma estimativa precisa de qual será seu orçamento total ao longo do ano. Para tanto, avalie a quantidade de dinheiro que gastou no ano anterior, o quanto faturou, as estimativas de lucro para este ano e decida quais áreas da empresa receberão novos investimentos.
2º passo: Defina um objetivo para suas ações de marketing
Você deve observar como sua empresa está posicionada e onde ela quer chegar. A ideia é fortalecer sua imagem no mercado? Atrair mais clientes? Aumentar o volume de vendas? É por isso que a estratégia de comunicação é indistinguível do budget do marketing. O sucesso dessas metas requer investir em canais e meios de comunicação específicos para cada uma. Isso também ajuda você a direcionar seus investimentos.
3º passo: Escolha os canais onde sua marca será divulgada
Esse passo é a consequência da etapa anterior. Após definir os objetivos que você espera atingir com as ações de marketing, é hora de escolher os meios e canais onde o marketing da sua empresa será exposto. Aí entram posts em mídias sociais, parcerias com influenciadores, anúncios pagos na internet, anúncios offline, etc.
4º passo: Avalie a possibilidade de contar com ferramentas de automação de marketing
Ao invés de deixar toda a responsabilidade pelas ações de marketing nas costas de seus colaboradores, você pode conquistar resultados muito mais eficazes utilizando ferramentas de automação de marketing – a estratégia de Marketing Digital mais utilizada nos mercados avançados.
Integre suas ferramentas de CRM e Marketing Digital, prepare sua empresa para os Leads e relacione-se com seus clientes de maneira automática e escalável. Assim, você prepara o caminho para o crescimento previsível!
5º passo: Monitore o desempenho do marketing da sua empresa
Acompanhar de perto o progresso na divulgação da sua marca e os números obtidos é a melhor forma de avaliar se o budget do marketing foi bem planejado e executado. Aqui, mais uma vez, o uso de ferramentas de automação de marketing pode ser a chave para que você possa monitorar e avaliar de maneira simples e eficaz o desempenho da sua empresa.
Nada disso, porém, deve ter um caráter imutável. Por mais que a definição do budget auxilie destinar fundos para as áreas certas, a execução destas ações tem surpresas e imprevistos. A maioria dos budgets precisa ser reajustada ao longo do ano – e é para isso que existe o forecast.
Para finalizar: Budget x Forecast
Na hora de fazer o budget anual, as empresas mais experientes buscam personalizá-lo e deixar margem para mudanças e adaptações. É uma manobra chamada forecast, que nada mais é que o ato de revisar o budget e realizar ajustes quando necessário.
Budget → Orçamento estático e geralmente anual que estipula o quanto será investido em cada setor da empresa ao longo do próximo período;
Forecast → Revisão orçamentária do budget, geralmente realizada de forma mensal, que permite a realização de ajustes na destinação das verbas de acordo com o desempenho da empresa ao longo do ano.
A ideia do forecast é possibilitar que, com algumas adaptações e realocação das verbas definidas no budget anual, o orçamento total que foi previsto inicialmente seja respeitado ao final do ano e a empresa não sofra prejuízos ou desperdício de recursos.
Trata-se de uma maneira eficaz de redefinir o planejamento do budget que permite, por exemplo, aumentar os investimentos em marketing digital e em tecnologias de automação quando se observa a necessidade de reforçar a divulgação da marca.
Budget do marketing deve focar no crescimento previsível
Como dissemos, o papel fundamental do budget do marketing é apontar a alocação de recursos para a empresa gerar mais Leads, atrair mais clientes e fazer mais vendas. Dessa forma, trabalhar bem o budget é fundamental para atingir crescimento previsível.
Fonte: Resultados Digitais