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Calendário de marketing 2024: 8 dicas para montar um

5 de fevereiro de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Você já traçou seus planos para alavancar suas estratégias de marketing em 2024? Se a resposta é não, um bom começo é criar um calendário de marketing para planejar suas ações e campanhas ao longo do ano.

Um calendário é uma ferramenta essencial para organizar e visualizar de maneira eficaz as atividades do ano, desde as datas comemorativas mais relevantes até os lançamentos de produtos, eventos, conteúdos, promoções e muito mais. Com ele, você terá uma visão estratégica do seu negócio, otimizando recursos, criando conteúdo de forma consistente e medindo seus resultados.

Neste post, vamos te dar 8 dicas para montar o calendário ideal para 2024 e o que não pode faltar nele. Não perca a oportunidade de conferir cada uma delas. Vamos lá?

Esse tipo de calendário comercial segue diferentes formatos, como planilhas, tabelas, gráficos, mapas mentais ou softwares específicos. O importante é que ele seja fácil de entender e, principalmente, de atualizar. Além disso, ele deve conter informações como:

  • datas comemorativas e os eventos relevantes para o negócio e seu público;
  • objetivos e metas de cada ação ou campanha;
  • público-alvo e a persona de cada atividade;
  • canais de distribuição e de comunicação;
  • conteúdo e mensagem;
  • orçamento e recursos necessários;
  • ferramentas e softwares utilizados;
  • indicadores e métricas.

Para que serve um calendário de marketing?

Um calendário de marketing serve a vários propósitos, como planejar suas ações e campanhas de forma estratégica, alinhando-as com seus objetivos e com o público-alvo. Ou ainda otimizar os recursos, evitando desperdício, duplicidades ou atrasos nas suas atividades de marketing.

Se você quer gerar conteúdo consistente, relevante e diversificado para os canais de comunicação, mantendo uma frequência e uma qualidade adequadas, um calendário bem-planejado ajuda. Inclusive, ele contribui para engajar as pessoas, oferecendo soluções, informações, entretenimento e valor para seus potenciais e atuais clientes.

Com o controle de tudo o que você planejou — e executou, ou deixou de executar no ano —, fica mais fácil mensurar seus resultados, acompanhando o desempenho das suas ações e campanhas de marketing e identificando as oportunidades de melhoria. Então, ele melhora sua gestão estratégica.

Qual a importância de criar um calendário de marketing em 2024?

Criar um calendário de marketing em 2024 é importante por vários motivos. A seguir, elencamos os principais deles para você considerar. É possível utilizar para:

  • Prever as tendências do mercado;
  • Aproveitar as oportunidades e os momentos certos de se comunicar com seu público;
  • Se diferenciar da concorrência, criando ações e campanhas originais, criativas e inovadoras;
  • Fortalecer sua marca;
  • Fidelizar seus clientes;
  • E muito mais!

Quais são as principais datas comemorativas de 2024?

As principais datas comemorativas de 2024 são aquelas que têm maior relevância para o negócio e seu público. Elas variam de acordo com o segmento, produto, serviço e mercado.

No entanto, existem algumas datas comemorativas que são mais populares e que podem ser aproveitadas por diversos tipos de negócio, seja o Ano Novo, o Dia Internacional da Mulher, o Dia dos Namorados ou qualquer outra.

Além dessas datas, experimente incluir no seu calendário editorial outras datas que sejam relevantes, como:

  • Aniversário da sua empresa;
  • Lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Participação em eventos, feiras ou congressos;
  • Promoções, sorteios ou descontos especiais;
  • Datas sazonais, como verão, inverno, carnaval etc.

Quer saber o segredo para um ano de sucesso? Está na hora de conferir como criar um calendário de marketing para 2024 alinhado às tendências e oportunidades do próximo ano. Olha só!

1. Mapeie as principais datas comemorativas

O primeiro passo é mapear as principais datas comemorativas que você quer aproveitar para as ações e campanhas de marketing em 2024. Você pode usar o calendário que sugerimos acima ou criar o seu, de acordo com o negócio e seu público.

Crie uma planilha, uma tabela ou baixe um software para organizar as datas comemorativas por mês, por semana ou por dia, dependendo do nível de detalhamento que quer.

2. Defina os objetivos de forma clara

O segundo passo é definir os objetivos que você vai realizar em 2024. Eles devem ser claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Use a metodologia SMART como base.

Por exemplo, se você quer criar uma ação de marketing no Dia das Mães, seu objetivo pode ser: aumentar em 20% as vendas de produtos para mães em Maio, comparado ao ano anterior.

3. Considere o público-alvo

O terceiro passo é considerar o público-alvo de cada campanha que será realizada. O público-alvo é o grupo de pessoas que você quer atingir, influenciar e converter com suas ações e campanhas de marketing.

Uma dica é construir uma persona para definir seu público-alvo de forma mais precisa e detalhada. A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais e em pesquisas. Ela inclui informações como:

  • Nome, idade, gênero, localização, profissão, renda;
  • Hábitos, preferências, interesses, hobbies;
  • Necessidades, problemas, dores, desafios;
  • Objetivos, sonhos, aspirações;
  • Comportamento de compra, jornada de compra, canais de comunicação.

4. Analise dados

O quarto passo é analisar os dados das iniciativas anteriores, para identificar o que funcionou, o que não funcionou e o que pode ser melhorado. Para isso, use ferramentas e softwares de análise de dados, como o Google Analytics, o Facebook Insights, o Instagram Insights etc.

5. Escolha os canais de distribuição

Depois disso, é hora de escolher os canais de distribuição que serão usados para divulgar suas ações e campanhas de marketing em 2024. Esses são os meios pelos quais você vai se comunicar com seu público-alvo, como site, blog, redes sociais ou quaisquer outros.

Considere os seguintes aspectos ao escolher os canais de distribuição:

  • número de pessoas que podem ser atingidas pelo canal;
  • possibilidade de personalizar o canal para diferentes grupos de público;
  • nível de engajamento e de feedback que o canal proporciona;
  • capacidade do canal de gerar leads e clientes;
  • investimento necessário para usar o canal.

6. Desenvolva conteúdo relevante

O conteúdo deve oferecer valor, informação, solução, entretenimento ou inspiração para quem consome. Além disso, deve ser adequado ao seu objetivo e ao seu momento da jornada de compra. Crie diferentes tipos de conteúdo, como textos, imagens, vídeos, áudios, infográficos, e-books, webinars, podcasts etc.

Não se esqueça de considerar os seguintes aspectos ao desenvolver conteúdo relevante:

  • conteúdo deve ser original, criativo, inovador, bem escrito, bem produzido e bem editado;
  • assunto deve ser coerente com sua identidade, valores e proposta;
  • tema deve ser variado, para atender aos diferentes interesses, necessidades e preferências do seu público-alvo;
  • regularidade precisa ser boa, para manter o interesse e a fidelidade do seu público-alvo.

7. Determine o orçamento

Ainda é necessário determinar o orçamento destinado às suas campanhas. Defina um valor para investir na realização das atividades de marketing, incluindo os custos com recursos humanos, materiais, tecnológicos etc.

Faça uma estimativa dos custos e dos benefícios de cada campanha de marketing digital, para avaliar sua viabilidade e rentabilidade. Para isso, considere aspectos como:

  • o grau de importância e de urgência de cada ação;
  • a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados;
  • a capacidade de cada ação ou campanha de marketing de atingir os objetivos propostos;
  • o retorno sobre o investimento de cada medida adotada.

8. Adote as ferramentas necessárias

O oitavo passo é adotar as ferramentas necessárias para executar, gerenciar e monitorar suas ações e campanhas. As ferramentas são os recursos que facilitam e otimizam suas atividades de marketing, como softwares, aplicativos, plataformas e plugins.

Avalie as ferramentas necessárias e escolha as mais adequadas, pensando na funcionalidade e na usabilidade delas. Além disso, cheque se elas são compatíveis com outras ferramentas que você já usa e se elas dão conta de acompanhar seu negócio caso sua demanda aumente.

Como mensurar os resultados?

Por fim, você precisará mensurar os resultados! Essa é a fase para coletar, analisar e interpretar os dados das suas atividades, além de verificar se elas atingiram os objetivos propostos e se geraram o retorno esperado.

Considere os indicadores e as métricas que você definiu para cada ação ou campanha de marketing, use as ferramentas e os softwares de análise de dados que você adotou para executar, gerenciar e monitorar suas iniciativas e veja a taxa de eficácia dos seus esforços.

Fonte: Blog Hubspot

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