O CEO do Instagram, Adam Mosseri, publicou no blog da rede social e em um vídeo na sua conta pessoal, atualizações e uma visão geral de como funcionam os algoritmos no Instagram, o que pode nos ajudar a entender melhor como otimizar os resultados e alcance de conteúdos no feed do aplicativo e também nos Stories e Reels.
Mosseri compartilhou mais informações, semelhantes a 2021, como uma forma de ser mais transparente e próximo ao público, explicando sobre tópicos populares, como: shadowbanning, revisão do status de conta, práticas recomendadas para aumentar o público do Instagram e o funcionamento da classificação algorítmica do aplicativo.
Adam já começa o pronunciamento com uma observação bem importante, que por vezes, confunde a cabeça dos milhões e milhões de usuários que usam o Instagram:
“O Instagram não possui um algoritmo único que supervisiona o que as pessoas fazem e o que não veem no aplicativo. Usamos uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com sua própria finalidade. Queremos aproveitar ao máximo o tempo das pessoas e acreditamos que usar a tecnologia para personalizar a experiência de todos é a melhor maneira de fazer isso.
Cada parte do aplicativo – Feed, Stories, Explore, Reels, Search e muito mais – usa seu próprio algoritmo adaptado para como as pessoas o usam. Classificamos as coisas de maneira diferente nessas diferentes partes do aplicativo e adicionamos recursos e controles como amigos próximos, favoritos e seguidores para que você possa personalizar ainda mais sua experiência.”
Sobre o Feed do Instagram
O CEO continua explicando e nos detalha melhor como os algoritmos do Instagram funcionam, a começar pelo feed principal.
“ Começamos definindo o conjunto de coisas que planejamos classificar em primeiro lugar. Com o Feed, consideramos postagens recentes compartilhadas pelas pessoas que você segue, bem como postagens de contas que você ainda não segue e que acreditamos ser do seu interesse. Determinamos no que você pode se interessar com base em vários fatores, incluindo o que e quem você seguiu, curtiu ou com quem se envolveu recentemente. Personalizamos a experiência para que você tente encontrar um equilíbrio entre o conteúdo das contas que você segue com o conteúdo das contas que você não segue, mas nas quais possa se interessar. ”
Com essa declaração, fica bem claro que o Instagram vem utilizando cada vez mais Inteligência Artificial para personalizar os conteúdos exibidos nos feeds de cada conta. Muito do que é mostrado é com base no que o Instagram acredita que você pode gostar, juntamente com as atualizações de feed de pessoas e perfis que você escolheu seguir.
Mosseri complementa dizendo que existem 4 fatores que determinam a classificação do feed principal do Instagram, que são:
Sobre os Stories
Já os Stories, ainda não utiliza recomendações baseadas em IA para a classificação do conteúdo dos seus amigos e seguidores, mas a lógica é um pouco parecida com a do feed do aplicativo.
Os principais fatores que o Instagram leva em consideração ao classificar os Stories, são:
Com base nesses fatores, o Instagram tenta prever a probabilidade de você acessar um Storie, e assim, o classifica em ordem de exibição.
O queridinho Reels
Por fim, segundo Mosseri, os Reels são feitos para ajudar o usuário a descobrir coisas novas. Então, assim como na aba Explorar, a maior parte do que vemos no Reels é de conta que não seguimos. Por isso, o comportamento do Instagram é fornecer Reels que acha que você pode gostar e que podem ser interessantes para você.
Para o Reels, os principais fatores de classificação, são:
É importante se atentar para não produzir Reels com marca d’água, em baixa resolução e com muito texto, pois estes terão um alcance bem menor.
Por fim, Adam finaliza dando algumas dicas de como você pode influenciar o que ver no seu feed, como: adicionar contas à sua lista de Favoritos; Responder à pesquisas do Instagram, para que o aplicativo possa melhorar as recomendações feitas ao seu perfil; Indicar postagens que você não tem interesse e ocultar proativamente postagens sugeridas.
Fonte: Rock Content