Entre as principais medidas está o estabelecimento de normas e procedimentos para as situações de liquidação antecipada dos financiamentos
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, em reunião nesta terça-feira (25/9), resolução para atualizar regulamentação das operações de equalização no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações (PROEX).
O PROEX tem o objetivo de oferecer ao exportador brasileiro encargos financeiros compatíveis com os praticados no mercado internacional para que oferte seus bens e serviços no mercado externo.
As equalizações de taxas de juros oferecidas pelo programa eram até então regulamentadas pela Resolução nº 4.063, de 12 de abril de 2012. Esta normatização foi alterada com a Resolução aprovada hoje pelo Conselho Monetário Nacional. As principais alterações definidas na nova Resolução são:
As novas regras aperfeiçoam o Proex Equalização e sua operacionalização, atendendo necessidades apresentadas durante a evolução da política pública. As medidas contidas nesta resolução trazem maior transparência e previsibilidade aos procedimentos a serem adotados em relação ao programa. Espera-se, com isso, aumentar sua atratividade junto ao público alvo.
Fonte: Ministério da Fazenda
Fonte da imagem: Designed by Ijeab