A ISO 9001 é uma norma aceita por 156 países, tem mais de 1 milhão de organizações certificadas ao redor do mundo (aproximadamente 13 mil só no Brasil) e seu propósito é melhorar a gestão de uma organização independente de seu tamanho.
Em setembro de 2015, foi publicada a revisão da norma. Todas as organizações que já são certificadas terão de implementar as atualizações em até três anos passados da publicação dessa revisão, ou seja, o prazo para implementação termina em 2018.
A versão 2015 da norma traz um modelo de gestão com foco no negócio da empresa, passando a ser a ferramenta para planejar estrategicamente os objetivos e metas, controlar os riscos, potencializar oportunidades, realizar a gestão dos recursos físicos (instalações, máquinas, ambientes, softwares, programas, etc.) e recursos humanos (pessoas), assim como monitorar e controlar os resultados alcançados para promoção dos devidos alinhamentos de cursos e correções. Isso permite que os colaboradores tenham uma visão sistêmica e percebam sua importância e contribuição para os resultados, sejam eles estratégicos, táticos ou operacionais, gerando o sentimento de pertencimento ao negócio e favorecendo a criação da cultura de cada um ser o “dono do negócio”.
É importante dizer que a certificação, para as organizações que optam por realizá-la, é apenas a validação por um Organismo Externo independente de que aquele sistema está implementado e que os frutos da ISO 9001 no que tange a qualidade nos processos e serviços e a satisfação do cliente e demais stakeholders pertinentes serão colhidos.
Fonte: União Brasileira para a Qualidade