Na Rock Content, temos um grande fluxo de conteúdos sendo criados e atualizados a todo momento como parte de nossa estratégia de SEO e crescimento orgânico.
Nós já explicamos aqui, anteriormente, como temos um time interno relativamente pequeno de SEO focado em estratégias, e como nós utilizamos freelancers para a produção de conteúdo em escala.
Pois bem. Para que este grande volume de conteúdo possa ser feito de forma organizada e com o máximo de qualidade possível, foi essencial para nós trabalharmos bem a etapa do modelo de briefing para entregar aos nossos redatores.
Vale lembrar que hoje utilizamos apenas o WriterAccess, nossa plataforma oficial de conteúdo com mais de 15.000 talentos freelancers cadastrados e verificados pelo time da Rock Content.
Além de trazer mais segurança sobre a qualidade do conteúdo, Isso nos permite acompanhar também o conteúdo do início ao fim, passando pela redação, revisão e revisão interna.
O modelo de briefing passou por adaptações antes de começar a ser funcional. Para o time no Brasil, algumas informações foram diferentes para o time de criação de conteúdo nos Estados Unidos e Canadá, já que a cultura dos países são completamente diferentes.
Mas em sua totalidade, os briefings de conteúdo têm basicamente o mesmo padrão — o que facilita muito nosso trabalho no dia a dia de gerenciamento de conteúdos.
A primeira coisa que fizemos foi criar um layout que pudesse reunir as informações de maneira intuitiva, onde ordenamos: informações básicas, informações de SEO, o guia de criação do conteúdo e o outline.
Além disso, também citamos fontes em alguns pontos, que possam ser informativos importantes aos redatores e revisores.
Por exemplo, temos o campo “Intenção de Busca”, onde explicamos sobre isso e citamos um post exatamente sobre o tema. Se o redator ou revisor não sabem a fundo sobre o tema, a intenção é que a pessoa entenda perfeitamente o termo e como aplicá-lo.
Nesse quadro, inserimos as informações e, ao lado, sempre explicamos os conceitos. As informações nesse quadro, são:
Nesse quadro, informamos algumas coisas que podem parecer óbvias, mas que são sempre boas de repetir, como:
Além disso, também colocamos o nosso guia de estilo e de escrita para o profissional de redação checar sempre que necessário, além de outras informações como:
O Outline basicamente fala sobre a estrutura do conteúdo que recomendamos.
Os principais elementos a serem incluídos em cada título e subtítulo do post, quais são as informações que serão necessárias como obrigatórias no texto.
Caso o profissional de redação que esteja escrevendo veja necessidade, ele também pode acrescentar outras informações.
Normalmente, temos um padrão geral que pode ser:
Esse é apenas um exemplo. Dependendo do número de palavras do texto e das informações que precisamos, podemos solicitar um estilo diferente. Mas deu pra perceber como isso pode direcionar ainda melhor o profissional?
Após preencher todas as informações do briefing, enviamos para um de nossos especialistas freelancers.
Fonte: Rock Content