A prospecção de clientes é uma das etapas mais importantes das empresas. Afinal, é a forma como elas vão atrás dos consumidores, já que sem eles não há negócios.
Mas sabia que existem ferramentas muito úteis para ajudar você nessa etapa? É o caso do CRM, um software que registra os contatos de um possível cliente com a sua empresa. Continue a leitura para entender melhor!
O que é prospecção de clientes?
Sabe aquela ligação que você recebe no meio do dia oferecendo algum produto ou serviço? Bem…caso essa situação tenha acontecido com você, então, na prática, já sabe o que é prospecção de clientes. Porém, essa técnica — chamada de cold calling (ligação fria) — não tem se mostrado eficiente.
Afinal, se você não está precisando ou querendo adquirir algo, dificilmente irá mudar de ideia apenas por causa da chamada de alguém, certo? Isso não significa que você não deva ir atrás do seu público, apenas que existem outros métodos melhores.
Por sua vez, sabia que o e-mail pode ser um importante canal para você fazer a prospecção de clientes? Mas com estratégia, claro!
O e-mail é mais interessante do que a ligação, pois permite que o recebedor responda quando pode — e não no momento que recebe. Dessa forma, você pode ligar apenas para quem realmente já tem interesse em comprar seu produto ou serviço.
Alinhe seu CRM à prospecção
Segundo pesquisa da empresa Hubspot, 40% dos vendedores têm dificuldades de prospectar clientes. Muitas vezes, isso acontece porque eles dedicam muito tempo para ações que não geram resultados — exemplo da ligação.
Além do mais, caso não haja planejamento, os profissionais poderão enfrentar estes cenários:
Para evitar essas situações, é importante seguir alguns passos, antes mesmo de começar a usar o CRM. Veja só:
No sistema CRM, você pode, por exemplo, filtrar a base de contatos. Dessa forma, se torna mais fácil encontrar o público que deseja e pensar nas melhores estratégias para ele.
Alinhe seu time ao processo
Para que o CRM ajude sua empresa na prospecção de clientes, é necessário que todo o time esteja por dentro dessa novidade. Na hora de escolher o software, peça a opinião dos seus colaboradores e entenda quais são as principais dificuldades na hora de prospectar.
Depois, veja quais treinamentos o seu time pode fazer para obter os melhores resultados com o CRM. Em geral, as próprias plataformas, como a RD Station, oferecem cursos e conteúdos para que os usuários possam usar o sistema da melhor forma possível.
Outra forma de engajar os profissionais a usarem a nova ferramenta é criar metas. A empresa pode premiar aqueles que utilizam o software da maneira mais adequada. Isso fará com que toda a equipe se empenhe para otimizar as prospecções, e o seu negócio colherá os resultados.
Fonte: Agência Mestre