Antes de descobrir como afiliados podem utilizar o Google Ads, veja do que se trata a plataforma.
Este conteúdo é um guia tanto para afiliados quanto para donos de produtos. O Google Ads é uma plataforma de publicidade do próprio Google.
Assim, é possível criar anúncios para exibição na página de busca. Sem dúvidas, podemos dizer que é uma excelente estratégia para quem deseja vender mais. Afinal, pense…ao pesquisar qualquer tipo de produto, o usuário pode encontrar exatamente o que deseja.
Como funcionam os anúncios do Google Ads?
Os anúncios do Google Ads, criados a partir de uma palavra-chave e para segmentação de público específica, aparecem na página de resultados do Google — especificamente, no topo da tela. Além disso, os anúncios também podem ser exibidos no Google Play e no Google Shopping.
Na prática, funciona assim: vamos supor que o usuário digite “tênis masculino” na pesquisa do Google. Ao dar “ok”, ele verá alguns anúncios de tênis de modelo, cor, tamanho e marca específicos. Ao clicar no link, também será redirecionado à página da loja virtual.
Como trabalhar com o Google Ads?
1. O primeiro passo é criar a sua conta no Google Ads. Caso você já utilize um e-mail vinculado ao gmail, não é necessário realizar o cadastro da conta.
2. Em seguida, será gerado um código de HTML, que você deve copiar e colar no bloco da sua página virtual.
3. No terceiro passo, sugerimos que você leia atentamente todas as normas para a criação de anúncios no Ads. Depois, defina as suas estratégias como afiliadas: objetivo específico, espaço dos anúncios, mensagem, orçamento, entre outros pontos.
4. Vale destacar que o melhor é sempre promover apenas produtos que você realmente se identifique e goste de trabalhar.
Os tipos de afiliados
Antes de falarmos sobre como afiliados podem utilizar o Google Ads, precisamos ter em mente quais são as categorias de afiliados. São eles:
Os dois primeiros tendem a não aparecer tanto e a trabalhar com ferramentas mais tradicionais de anúncios. Já o último é aquele que utiliza da autoridade de já ter testado a estratégia para apoiar empresas.
Boas práticas para quem trabalha com afiliados no Ads
A primeira dica para trabalhar com afiliados é criar um espaço próprio para direcionar anúncios. Exemplo: criar uma landing page para que sua publicidade leve o público até ela. Dessa forma, você pode criar anúncios, configurar remarketing e rastrear os usuários. Depois, você pode direcioná-los até a empresa/produto que você está apoiando.
É interessante fazer um trabalho que seu afiliado não conseguiria fazer. As atividades não devem competir e nem ser duplicadas. O ideal é que você faça o trabalho de rede de Display e YouTube, por exemplo. Isso é uma solução para levar os usuários para esta página intermediária, que faz parte da sua estratégia.
Mas por que é interessante ter esse passo no meio do caminho? Com a landing page e suas tags de rastreamento implementadas, é possível saber se o seu público passou para o próximo nível ou não. Além de você ter em mãos os dados necessários para planejar o próximo passo da campanha e fazer um trabalho complementar ao de seu afiliado.
Vale reforçar que essa landing page precisa estar em conformidade com seu afiliado, com as informações alinhadas e corretas de acordo com o produtor principal.
O percentual de lucro para os afiliados
A lucratividade dos afiliados depende bastante do tipo de negócio. Para infoprodutos, por exemplo, cursos digitais, a margem de lucro geralmente fica nos 20% a 30% para cada venda. Já no caso de e-commerce, a receita é um pouco mais baixa, por isso, não é possível dar uma lucratividade maior aos afiliados.
As vantagens de trabalhar com o Google Ads
A plataforma de anúncios do Google possui várias vantagens para vendedores de todos os segmentos. A primeira delas é a possibilidade de potencializar os seus negócios, uma vez que as campanhas ficam em maior visibilidade. Vale lembrar que o Google é o principal site de busca hoje.
Mais um benefício é a possibilidade de grande personalização dos anúncios, dá para segmentar tudo por palavras-chave, horário, localidade, personas, etc. Isso faz com que as suas campanhas sejam mais específicas para um grupo x ou y de pessoas.
Além disso, dá para acompanhar o andamento das estratégias e, assim, buscar novos insights. Mais um ponto muito bacana é a flexibilidade de orçamento.
Fonte:Agência Mestre