O varejo digital é um mercado em constante expansão e não restam dúvidas em relação a isso. Para aproveitar este crescimento, muitos empreendedores decidem investir primeiramente na sua presença em marketplaces, plataformas que disponibilizam uma estrutura prévia para que seja criado o e-commerce, tais como lojas em galerias, que já possuem sua estrutura montada. Segundo relatório da Ebit, analista de lojas virtuais e comércio digital, os marketplaces brasileiros faturaram R$ 73,4 bilhões no ano passado.
O processo não é complicado: o lojista interessado precisa apenas realizar um cadastro e aguardar a aprovação. Uma vez aprovado, ele passa a publicar seus produtos. Quando uma venda ocorre, o comprador realiza o pagamento para o marketplace e este envia o pedido ao empreendedor e este é responsável agora pela entrega, emissão da nota fiscal e atendimento ao cliente. Uma vez feita a entrega, é repassado o dinheiro ao lojista descontando uma comissão pela venda.
Dentre as inúmeras vantagens, acredito que a maior seja aproveitar o volume de tráfego que os marketplaces possuem. Isso dá mais visibilidade aos produtos e à marca. Além disso, ele pode auxiliar na redução de custos com publicidade, por exemplo. Outro ponto beneficiado é o SEO (Search Engine Optimization) da loja, que ajudará a aumentar o rank e a relevância do seu e-commerce e produtos nas buscas.
O ponto fundamental que o lojista digital precisa compreender é como fazer esta integração com marketplaces. Primeiramente, o empreendedor precisa estudar o perfil de público e alcance antes de integrar-se a alguma plataforma. Tão importante quanto atingir muitas pessoas, é chegar nas pessoas certas, por isso esta etapa é fundamental no sucesso das vendas. Para lhe auxiliar, sugiro que responda três questões para entender a viabilidade de entrar em determinado marketplace: O público-alvo do seu negócio está lá? Ele tem um bom volume de tráfego? Quais serão os principais produtos do estoque que você venderá?
O próximo passo consiste na verificação se a sua plataforma permite a integração com marketplaces. Algumas plataformas de e-commerce disponíveis no mercado possuem um sistema de integração disponível. Muitas delas cobram para fazer esse processo, enquanto outras disponibilizam essa funcionalidade sem custos adicionais. O melhor a se fazer é entrar em contato com o serviço de plataforma que você utiliza para entender estas integrações, e quais serão os custos adicionais para isso, se houver.
Depois disso vem a parte mais técnica e fundamental: informações centralizadas e gestão integrada. Com a integração perfeita entre ERP e a plataforma de loja virtual, você centralizará toda a operação. Assim, é possível acompanhar o estoque, cadastros de clientes e produtos, vendas e time comercial. Tudo em um único lugar e em poucos cliques. É eficiência e precisão da venda à gestão.
A experiência em marketplaces pode ser um passo importante para aqueles que almejam seu próprio endereço na rede. Acredito que trabalhar simultaneamente com as duas alternativas, e-commerce próprio e marketplace, seja algo positivo especialmente para a visibilidade da marca. O empreendedor digital possui inúmeras possibilidades na web, e sem custos com estruturas físicas para manter o negócio.
Vamos transformar, juntos, este mercado promissor em uma realidade ainda mais lucrativa?
Fonte: Administradores
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