O quebra-cabeça agora vai além de entender o perfil do profissional de cada geração: é preciso analisar como tais características podem aprimorar e acrescentar valor
Transformação. Esse substantivo nunca foi tão utilizado em diversas frentes como nos últimos anos – a indústria se transformou e vimos, por meio de tecnologias, processos redesenhados, soluções reinventadas e áreas extintas. Em paralelo e na mesma velocidade, tivemos a evolução das gerações e assim como as indústrias sentiram os impactos das tecnologias, a perspectiva e o perfil dos profissionais que chegaram na indústria se transformou.
Nascidos entre 1990 e 2010, os jovens que começam a ingressar na indústria de trabalho pertencem à geração Z e são caracterizados por serem práticos, questionadores, ágeis e digitais por natureza. Hoje, já percebemos os impactos dessa transformação no ambiente de trabalho, com a extinção de áreas e criação de novas oportunidades dentro da empresa.
As organizações, por sua vez, percebem que na intenção de reter e manter talentos, mudanças de paradigmas são necessárias e uma avaliação do que funciona e o que deve ser adotado no ambiente de trabalho de forma segura é diferencial na competitividade da nova indústria – a indústria digital.
Em um mercado onde temos cada vez mais jovens inquietos, com fome de aprender e a ascensão do trabalho remoto, é evidente, empresas que dependem de dados e informações de clientes como empresas de TI se deparam com um novo desafio: como alinhar flexibilidade com segurança? A segurança deve permear a companhia como um todo, impactando os colaboradores mais antigos (para que se sintam seguros e não ameaçados com a chegada da nova geração) e também para assegurar a segurança de toda informação.
Chegou a hora de se transformar, sua empresa está pronta?
O quebra-cabeça agora vai além de entender o perfil do profissional de cada geração: é preciso analisar como tais características podem aprimorar e acrescentar valor criando um modelo de negócio sustentável. Para isso, não é necessária uma mudança drástica.
Pequenas práticas permitem que colaboradores de todas as idades trabalhem alinhados ao objetivo final da empresa e trazem resultados mensuráveis a longo prazo. Se sua companhia ainda não começou, cito aqui alguns passos para serem considerados ou repensados:
Fonte: Administradores
Fonte da imagem: Projetado pelo Freepik