Please enable JS

Blog

profissional

Como construir sua marca pessoal em 5 passos

6 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Sua marca pessoal é a sua reputação e o seu legado. É a forma como os outros lembram de você através das suas ações e dos seus conhecimentos e relacionamentos. Sua marca pessoal será utilizada para as pessoas se lembrarem de você no trabalho e, por exemplo, decidirem se querem ou não trabalhar com você no futuro.

O desenvolvimento da sua marca pessoal é um processo estratégico capaz de direcionar a sua vida profissional para onde deseja. Através da marca pessoal, você descobre como trazer mais valor ao seu trabalho e ao mercado que atende. Desenvolver a sua marca permite a você se diferenciar de outros profissionais e ser alguém de valor único.

Como está sua marca pessoal hoje?

Imagine que você possa sair do seu corpo e se observar de longe. Imagine-se indo para uma reunião de trabalho e apertando a mão de um novo cliente. Como você se apresenta? Você está sorrindo com confiança, fazendo contato visual ou seus olhos vagam ao redor da sala? Seu aperto de mão é firme ou frouxo? Sua roupa está perfeitamente ajustada ao seu corpo ou está um pouco larga, apertada ou amarrotada? Parece que você controla a situação ou que está desconfortável?

Para entender como você tem desenvolvido a sua marca pessoal, analise, também, a imagem que passa em outras áreas de sua vida como em uma festa de família e como interage nas redes sociais com seus amigos. Cuidar para que as suas ações reflitam a imagem que deseja é fundamental.

As pessoas mais bem-sucedidas sabem que as impressões são importantes em todas as circunstâncias. Elas são consistentes em suas ações, palavras e aparência para que cada pessoa tenha uma impressão semelhante. Elas se preocupam, também, em não gerar más interpretações evitando uma roupa deslocada, uma piada no momento errado e atitudes agressivas ou passivas.

Como desenvolver minha marca pessoal?

Criar e desenvolver uma marca pessoal pode parecer algo difícil. Algumas pessoas acreditam que para fazer isso precisam mudar sua personalidade, mas não é assim. Você precisa apenas alinhar alguns fatores para que as pessoas te reconheçam como alguém especial. Abaixo listo 5 passos para você desenvolver sua marca pessoal:

1. Cuide de sua imagem pessoal
Independente se você gosta ou não, a sua imagem diz muito sobre você. Portanto, é preciso fazer uma análise completa da sua aparência pessoal, comunicação e de seus comportamentos. Cuide, primeiramente, dos aspectos mais chamativos e, em seguida, vá adequado até chegar aos detalhes.

Veja qual roupa reflete melhor quem você é hoje e quem você quer ser no futuro. Altere o que for necessário (mesmo que para isso você precise fazer um investimento). Mantenha a sua aparência bem cuidada e preste atenção aos acessórios e perfume. Policie-se, diariamente, para evitar problemas em sua comunicação e em suas atitudes.

2. Melhore a aparência de seus materiais
Muitas vezes, clientes, fornecedores ou parceiros podem entrar em contato primeiro com algum material nosso do que com nós mesmos. Pode ser que seu website, cartão de visita, e-mail ou algum trabalho que executou seja o primeiro contato do cliente com você. Neste momento, uma forte primeira impressão é gerada.

Sendo assim, garanta que os seus materiais de divulgação e os trabalhos que executa tenham uma imagem consistente, profissional e agradável para que consiga causar a impressão certa, mesmo sem estar presente no ambiente.

3. Tenha uma trajetória de carreira coerente
O caminho profissional que percorreu deixa uma trilha de pistas sobre quem você é atualmente. Estas pistas são identificadas e analisadas pelas outras pessoas para determinar a sua credibilidade. Isso pode ser um problema para você, principalmente se nunca se preocupou em construir uma carreira coerente.

Pular de cargo em cargo ou de empresa em empresa na busca, apenas, por melhores salários deixará pistas em sua trajetória. Atuar somente em empresas de pequeno porte ou se manter por anos no mesmo cargo deixará outras pistas. Agora pense se estas pistas estão alinhadas à imagem profissional que você deseja passar.

4. Desenvolva uma rede de contatos
Diga-me com quem andas que te direi quem és. Esta frase parece batida, mas reflete uma análise inconsciente de todas as pessoas sobre a sua imagem pessoal. Se você se relacionar com profissionais desonestos, desleixados ou que vivem reclamando, você também será percebido desta forma.

Além disso, construir relacionamento com pessoas influentes, importantes e éticas pode potencializar muito as suas chances de uma recolocação profissional e de mudança para uma melhor oportunidade profissional.

5. Mantenha um alto desempenho no ambiente de trabalho
As pessoas se lembrarão de você pelas coisas que fez. Ser um top performer é uma das formas mais intensas de criar uma imagem pessoal forte e de relevância no ambiente de trabalho, principalmente se você for consistente ao longo do tempo. Ter uma ascensão meteórica e não se sustentar é um caminho para o esquecimento.

Às vezes é melhor manter um desempenho constante ao longo dos anos do que ter oscilações. Se você for comprometido e do tipo que adora desafios, siga em frente! Seja um profissional “fora da curva” e estabeleça a sua imagem pessoal!

Autor: Allan Lopes

Fonte: Catho
Imagem: Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com

Posts relacionados

Como evitar que feedbacks façam mais mal do que bem

11 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 dicas para líderes se conectarem com trabalhadores da geração Z

7 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 maneiras de aumentar sua confiança imediatamente

5 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

8 regras de etiqueta empresarial que todos precisam seguir

1 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Esta tática ajudará você em qualquer negociação

30 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Por que ter hobbies pode tornar você melhor no seu trabalho

22 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc