Com a transformação digital e o acesso cada vez maior da população à internet, as vendas online conquistaram um espaço significativo no mercado. Para você ter uma ideia, somente em 2021, as vendas no e-commerce somaram mais de R$ 182,7 bilhões, um crescimento de mais de 27% em relação ao ano anterior. É por isso que muitos gestores de marketing se perguntam como crescer as vendas no Instagram.
Isso acontece porque essa rede social tem se mostrado eficiente para direcionar os usuários para as plataformas de vendas, além de promover mais interação e engajamento com as marcas. Contudo, para obter sucesso nas vendas com a ajuda do Instagram, é preciso contar com as estratégias certas.
Para ajudar você a entender como crescer as vendas no Instagram, preparamos este artigo. Acompanhe!
A importância do Instagram para as vendas
Desde que foi criado em 2010, o Instagram tem conquistado cada vez mais a preferência do usuário. Seja para lazer, entretenimento ou como ferramenta de vendas, a visibilidade da plataforma é incontestável. Segundo o report da We Are Social e da Hootsuite, essa é a terceira rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários.
Globalmente, já são mais de 1,45 bilhões de usuários usando o instagram, compartilhando fotos e vídeos em diversos formatos.
Contudo, para que a rede social traga resultados efetivos, é necessário contar com uma estratégia de marketing digital eficiente, o que requer contar com um planejamento para oferecer conteúdo de qualidade e também se comunicar de forma mais efetiva com o público da marca.
Como compreender o seu público para vender no Instagram
Para ter resultados mais efetivos de vendas no Instagram da sua marca, sua estratégia deve ir além da conquista de seguidores. Será necessário criar personas, ou seja, representações do seu cliente ideal.
Uma pesquisa no Instagram dos concorrentes também irá ajudá-lo a compreender o comportamento do público, e você ainda poderá tirar ideias de quais conteúdos podem ser gerados.
Além disso, o estudo da concorrência ajuda a descobrir se há lacunas ou segmentos de público que você não havia considerado no início da sua estratégia de marketing no Instagram.
Para otimizar esse trabalho, você pode contar com a ferramenta Phlanx Influencer Auditor. Embora ela seja destinada à pesquisa de influenciadores, também pode ser usada de forma estratégica para que você possa analisar seus concorrentes.
Para tanto, você deve inserir seu identificador de mídia social e o sistema irá gerar um relatório de auditoria abrangente de sua conta. Assim, você terá à sua disposição dados relevantes como público, localização dos seguidores, menções à marca e outros dados demográficos.
Para entender melhor o seu público, você ainda pode fazer uso de ferramentas de escuta de mídia social como o Sprout Social. Com ela, você pode fazer a identificação de conversas em seu setor e em relação a determinados tópicos.
Com essas informações, é possível compreender os interesses do seu público e sobre os assuntos que mais o interessam.
Uma outra forma de identificar as preferências do seu público é apostar nas caixinhas de pergunta. Com essa interação, você pode descobrir as preferências do seu público-alvo com facilidade.
5 dicas de como aumentar as vendas no Instagram
Aumentar as vendas no Instagram exige estar atento às demandas de mercado e ao comportamento do consumidor, além de usar recursos como a landing page no Instagram. Com isso em mente, é possível ainda investir em outras estratégias. Acompanhe a seguir!
1. Tenha uma conta comercial
O primeiro passo para você crescer as suas vendas no Instagram é apostar em uma conta comercial. Com ela, você tem acesso a recursos e ferramentas exclusivas para otimizar a sua página e alcançar os melhores resultados.
Caso a sua marca já possua uma conta e você deseje migrá-la para uma conta comercial, o processo é bem simples.
Está feito! Com a sua conta comercial, você tem acesso a relatórios exclusivos sobre o comportamento do seu público-alvo, e ainda tem acesso a informações importantes, como dados sobre alcance, impressões e interações semanais. Ainda é possível verificar o desempenho das suas publicações no feed e dos seus stories.
2. Mantenha o seu perfil completo e atualizado
Otimizar a sua página é fundamental para atender o cliente com agilidade e evitar que ele vá para a concorrência. Por isso, quanto mais informações você conseguir transmitir no seu perfil, mais ágil será o atendimento e, consequentemente, maiores as chances de conseguir efetivar uma venda.
Assim, disponibilizar o link para o site da sua empresa, WhatsApp e também apostar em uma biografia original é fundamental para o sucesso das atividades.
Uma bio de Instagram que converte é aquela que é capaz de resumir o propósito do seu negócio de maneira criativa, promovendo a reflexão da personalidade da sua marca.
Para humanizar o contato, você pode fazer uso de emojis e outros recursos gráficos permitidos pela plataforma, isso, claro, se fizer sentido para o seu negócio.
3. Crie conteúdo de valor
Que a concorrência é bastante feroz nas redes sociais, não é segredo para ninguém, não é mesmo? Logo, para destacar a sua marca de uma avalanche de informações, é aconselhável apostar na criação de conteúdos de valor, ou seja, que de fato sejam capazes de agregar à experiência de compra do cliente.
Para criar e disponibilizar conteúdos relevantes, você pode criar um calendário de postagens, que o ajudará a ter uma visão geral dos conteúdos disponibilizados em determinado período.
Para tanto, você pode considerar as datas comemorativas do ano, datas importantes para o seu nicho de mercado, atualidades, outras informações que sejam interessantes para o seu público-alvo.
Com essa organização dos conteúdos, fica mais fácil produzi-los, mesmo naqueles momentos em que existe um bloqueio criativo.
4. Use todo o potencial dos stories
O recurso dos stories do Instagram, lançado em 2016, tem se mostrado uma ferramenta interessante para interação com o público. O conteúdo fica disponível por 24 horas, conferindo mais dinamismo para a sua página. Para você ter uma ideia da importância desta ferramenta, 58% dos usuários do Instagram preferem ver stories do que publicações no feed.
Mas, caso você queira aproveitar conteúdos que fizeram sucesso nos stories, ainda pode salvá-lo e colocá-lo no feed, ou fixá-lo no seu perfil. Os destaques ficam localizados abaixo da biografia do perfil e podem ser completamente personalizados.
Você pode aproveitar o espaço dos stories para:
Enfim, são muitas as possibilidades, e você pode usar a imaginação para aproveitar ao máximo esse recurso!
5. Aposte no Instagram Shopping
Inaugurado em 2018, o Instagram Shopping torna possível que empresas façam uso de etiquetas de produto em suas publicações. Com esse recurso, é possível disponibilizar o preço da mercadoria e gerar um link que leva ao e-commerce da marca. A ideia dessa funcionalidade é reduzir as distâncias entre marcas e consumidores, configurando como um recurso fundamental para a estratégia de vendas nas redes sociais. Para usar o Instagram Shopping você vai precisar de 4 coisas:
Como analisar resultados de vendas no Instagram com o Instagram Analytics.
Assim como acontece com toda estratégia de marketing digital, as ações para crescer as vendas no Instagram também precisam ser analisadas, pois dessa forma, é possível garantir que as ações sejam cada vez mais efetivas.
O primeiro passo para analisar os dados da sua conta comercial no Instagram é estudar as informações disponibilizadas pelo Instagram Insights.
Essa é uma ferramenta muito intuitiva e fácil de usar, e ela confere acesso às métricas das suas principais publicações, a exemplo de:
Ao estudar esses dados, você pode mensurar o seu desempenho na plataforma, e promover ideais para melhorar o desempenho voltado para vendas. O Instagram Analytics fica disponível apenas no aplicativo mobile e, para acessá-lo, você precisa ter uma conta comercial.
Com tudo certo, basta ir no menu direito superior e clicar na aba “Informações”. Por lá você pode verificar indicadores como alcance e interação.
Viu como crescer as vendas no Instagram é possível? Para isso, além de manter um calendário de conteúdo de valor e recorrente, alinhado com as necessidades da sua persona, você deve estudar a concorrência e também fazer uso de ferramentas para entender melhor a dinâmica da plataforma. Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais fácil!
Fonte: Rock Content