Atualmente, uma empresa estar presente nas redes sociais é essencial para que ela tenha relevância no mercado. Com tantas opções, como Twitter, Facebook, Tik Tok e Linkedin, o Instagram para empresas vem ganhando cada vez mais espaço. Além de proporcionar um relacionamento mais próximo com o público, ter uma conta no Instagram é uma ótima maneira de divulgar a marca, uma vez que a rede social apresenta mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo e vem demonstrando um crescimento acelerado.
Qual a importância do Instagram na estratégia de marketing de uma empresa?
Além do fator principal que é a quantidade de usuários presentes na rede, o Instagram é diferenciado para perfis empresariais, já que oferece uma conta adaptada para empresas. Dessa maneira, é possível contar com várias métricas para a gestão da marca online e a facilidade de criar anúncios pagos por meio do Instagram for Business.
Outro ponto importante é que estratégias de marketing digital estão ganhando força no mercado. Afinal, apenas no Brasil, quase 80% das população tem acesso à internet, assim possibilitando que o meio digital proporcione formas criativas e personalizadas para fazer a divulgação da marca de forma totalmente segmentada.
Juntamente da segmentação, também é preciso destacar que rede conta com usuários assíduos e engajados. Sendo assim, presença da empresa na plataforma moderniza sua imagem no mercado, além de criar um relacionamento com os clientes, apoiado em informações importantes e um branding atraente.
Porque devo criar o Perfil no Instagram para minha empresa?
Não tem como negar que com uma estratégia bem executada e desenhada, é possível conseguir ótimos negócios através do Instagram. Fora isso, o Instagram for Business disponibiliza o Instagram Insights, com métricas que ajudam a orientar a construção de estratégias eficientes com consistência de dados sobre perfil de público e engajamento.
Além disso, existem outros benefícios proporcionados pela plataforma que não deixarão dúvidas da importância da presença de uma empresa no Instagram.
1- Foco em imagens
As imagens criam uma conexão emocional imediata em comparação a um texto, por serem facilmente compreendidas. Muitos usuários da plataforma usam o Instagram para se entreter e se inspirarem com as fotos e vídeos postados.
As empresas que criam imagens atraentes ao invés de fazer da plataforma um catálogo de produtos e serviços, são aquelas preocupadas em passar os valores da organização. É esse comportamento que cria empatia, atrai mais seguidores e agrega valor à marca
2- Interação com o Facebook
Ao publicar uma nova imagem no Instagram, é possível fazer o compartilhamento automático na página da empresa no Facebook, basta vincular as contas. Isso auxilia na divulgação das publicações e estimula os seguidores do Facebook a também seguir o perfil do Instagram.
Dentre os diversos benefícios da integração do Facebook com o Instagram, há também o Facebook Studio. Essa é outra ferramenta disponibilizada pela rede que permite o gerenciamento, a publicação, a monetização e a metrificação dos conteúdos das duas redes sociais. Além disso, ela também ajuda no aproveitamento dos recursos financeiros investidos na plataforma e disponibiliza novas oportunidades de monetização.
3- Marcar produtos
Para empresas que possuem um perfil comercial no Instagram, é normal receber mensagens diretas perguntando informações e preços de compra. Pensando nisso, a plataforma trouxe a possibilidade de criar um catálogo virtual, ligado diretamente ao site da empresa, levando o seguidor para a compra de forma simples e rápida.
Para usar essa ferramenta, é necessário que a empresa tenha uma conta comercial, segmentada pela área de atuação e esteja vinculada a uma página no Facebook para fazer uso do Gerenciador de Negócios do Facebook, onde o catálogo será criado.
4- Instagram ADS
Os anúncios no Instagram são uma forma simples e eficiente de atingir mais pessoas, aumentando a visibilidade da marca e ajudando a impulsionar as vendas.
Ao clicar no botão “Promover” dentro das publicações, você terá acesso a um assistente que irá ajudar na criação de um anúncio. Com ele, é possível segmentar o público-alvo para qual o anúncio será direcionado, determinar um orçamento e escolher a duração da campanha. Esses anúncios são personalizáveis e podem ser veiculados em vários formatos, como fotos, carrosséis com sequência de fotos ou vídeos e apenas vídeos. Dentre os modelos de campanha que a ferramenta disponibiliza, tem conversões, geração de cliques, download de aplicativos e várias outras opções.
5- Uso de hashtags
As hashtags são uma forma de categorização do conteúdo das imagens. Elas caracterizam o contexto das publicações e ajudam os usuários interessados naquele conteúdo a chegaram ao seu perfil.
É essencial incluir hashtags nas legendas das imagens, uma vez que as mesmas ajudam o público a se identificar com as fotos ou vídeos postados. Além disso, também aumentam as chances de novos usuários conhecerem a marca, já que a foto pode ser encontrada na aba explorar quando a hashtag é procurada.
6- Instagram Stories
Os stories ajudam a trazer mais humanidade para a marca, fazendo uso de imagens menos artificiais e produzidas. O costume de divulgar os bastidores, o cotidiano da empresa e assuntos mais personalizados traz mais fluidez e pessoalidade à conta.
Nos perfis comerciais, essa é uma ótima maneira de fazer a divulgação de conteúdos de eventos, blog e ações promocionais. Além disso, se o perfil apresentar mais de 100 mil seguidores é possível impulsionar uma publicação e inserir um link para levar os usuários direto para o site da marca
7- Lives
Essa é uma maneira eficiente de realizar workshops, interagir com o público e até mesmo fazer demonstração de produto. Durante a live, os seguidores podem enviar comentários e perguntas para responder ao longo da transmissão. Além disso, através da integração com o Facebook, a live pode ser compartilhada entre as duas plataformas, atingindo ainda mais pessoas
8- IGTV
O IGTV é uma nova ferramenta presente no Instagram que veio para facilitar o consumo de vídeos de longa duração. O ponto principal de atenção para os empresários é que os vídeos podem ter até uma hora e contam com a possibilidade de serem postados em alta qualidade. Além disso, ele fica disponível no feed da empresa e pode ser acessado pelo perfil comercial da marca.
Com isso, o IGTV se tornou uma forma incrível de produzir conteúdos profundos, criativos e relevantes para prender ao máximo a atenção do consumidor e criar engajamento, uma vez que a plataforma permite comentários, curtidas e compartilhamentos dos vídeos publicados
9- Engajamento do público
O engajamento se refere ao quanto os seguidores interagem com o conteúdo disponibilizado no perfil. No caso do Instagram, além do seguidor conseguir interagir através de comentários, curtidas, mensagens diretas e enquetes no stories, também é possível fazer compartilhamentos e salvar as publicações mais interessantes.
Com tantas opções de interação, os seguidores tendem a ser mais engajados. Se a marca focar em manter uma boa taxa de respostas, com nível de engajamento e monitoramento, o alcance e interação com usuários pode se tornar ainda maior. Isso se deve ao fato de o Instagram poder ser utilizado de diferentes formas, uma vez que a plataforma permite conquistar clientes, além de nutri-los e educá-los com os mais diversos tipos de conteúdos, como vídeos de IGTVs, publicações direcionadas, stories e lives.
Fonte: Alliance Comunicação
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