Lembre-se, um líder poder ser chefe, mas um chefe não é, necessariamente, um líder. Parece confuso, mas não é. Veja algumas das diferenças no quadro abaixo:
Na teoria, parece fácil escolher qual coluna seguir, mas na prática a realidade é outra. Segundo Flora Victoria, presidente da SBCoaching , embora muitos acreditem que liderança é uma habilidade inata, é possível desenvolvê-la com as ferramentas certas. E é, justamente, isso que o profissional deve buscar num mercado de alta competitividade, em que somente líderes de alta performance, capazes de motivar e engajar times, conquistam boas vantagens competitivas.
Se interessou? Então, confira algumas dicas da especialista:
Amplie seus conhecimentos
Ser líder é ajudar as pessoas a evoluírem, então, sem conhecimento, não há evolução. Por isso, é tão importante estar sempre atualizado sobre o mercado e buscar aperfeiçoar suas habilidades e as da sua equipe, seja lendo livros, assistindo a palestras ou fazendo novos cursos.
Seja cada vez melhor naquilo que faz
É necessário dar um feedback profissional a si mesmo e identificar os pontos que precisam ser melhorados. A busca pelo aperfeiçoamento é constante e o caminho pode ser um pouco tortuoso, mas os resultados valem a pena.
Pare de desperdiçar o seu tempo
O seu tempo vale ouro. Não gaste minutos ou horas fazendo tarefas de execução, delegue e use o seu tempo a favor do seu desenvolvimento e para entregar mais resultados. Defina as suas prioridades, faça um planejamento, divida as responsabilidades. Entregue aquilo que não for da sua função e dê autonomia aos seus colaboradores.
Faça o que ainda não fez
Sabe todas aquelas tarefas e projetos engavetados? Depois que organizá-las, definir as prioridades e delegar as funções, terá tempo para executar tudo o que precisa para ser um líder melhor.
Fonte: Mundo RH