Nem todos que perdem ou têm um celular roubado sabem, mas o bloqueio do aparelho feito diretamente com a operadora ainda é uma das maneiras mais seguras de garantir que o telefone não seja passado adiante, revendido ou usado por outra pessoa. Em geral, mas não necessariamente, isso é feito por meio do número IMEI, uma espécie de identificação exclusiva de cada dispositivo.
Nem todos que perdem ou têm um celular roubado sabem, mas o bloqueio do aparelho feito diretamente com a operadora ainda é uma das maneiras mais seguras de garantir que o telefone não seja passado adiante, revendido ou usado por outra pessoa. Em geral, mas não necessariamente, isso é feito por meio do número IMEI, uma espécie de identificação exclusiva de cada dispositivo.
O impedimento não é 100% garantido; afinal, já há maneiras de burlar o sistema, mas isso não invalida a recomendação de sempre registrar um boletim de ocorrência e solicitar o bloqueio à operadora. Acredite: isso vai ser útil inclusive no caso de você recuperar o aparelho perdido.
Orientações para o desbloqueio
Se a pessoa encontrar ou conseguir o telefone de volta, a orientação das operadoras para proceder com o desbloqueio do telefone é comparecer pessoalmente a uma loja física munido da documentação adequada para fazer a solicitação. Uma dica: evite revendas autorizadas e prefira lojas próprias das operadoras, que costumam ter um atendimento menos limitado.
Além de ter o número da linha em mãos, leve o seguinte:
Anatel pode intermediar o procedimento
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não é responsável pelo procedimento de bloqueio ou desbloqueio de aparelhos, mas lembre-se: é ela que regula e fiscaliza a operação das empresas de telefonia, então pode intermediar qualquer problema que você enfrente na hora de desbloquear o celular recuperado – e não só nesse momento.
Para isso, ligue no 1331 (pessoas com deficiência auditiva devem chamar o número 1332), ou, se preferir, acesse anatel.gov.br e visite a seção Canais de Atendimento, onde é possível acessar o sistema de registro de reclamações. Se você ainda não for cadastrado, o processo é rápido e fácil. A resposta das operadoras costuma ser rápida, e você pode acompanhar tudo online, sem sair de casa.
Fonte: Tecmundo