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Como fazer marketing de conteúdo para redes sociais

Como fazer marketing de conteúdo para redes sociais

24 de agosto de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Você já ouviu falar que as redes sociais são a vitrine do seu negócio para o mundo? Por isso, o marketing de conteúdo para
redes sociais é tão importante.

Atualmente, mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao ambiente virtual. Sendo que as redes sociais são as responsáveis pela conexão entre as pessoas nesse ambiente.

Neste artigo, você vai encontrar:

  • qual a importância do marketing de conteúdo;
  • como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para redes sociais.

Qual a importância do marketing de conteúdo?

As redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Tik Tok, fazem parte da vida dos consumidores. Tais redes mudaram a forma como vivemos nossas vidas, sendo responsáveis por influenciar o público de diversas formas.

Para compreender tamanha influência, trouxemos os seguintes dados do relatório Global Digital Statshot 2019:

3,2 bilhões de pessoas usam ao menos uma rede social (42% da população mundial);

  • o Instagram stories conta com 500 milhões de usuários ativos diariamente;
  • em média, as pessoas passam 2h22 diariamente nas redes sociais;
  • 54% das pessoas utilizam essas plataformas para procurar produtos;
  • 49% baseiam as decisões de compra em recomendação dos influenciadores.

Com isso, dá para ter uma ideia de que essas plataformas vieram, não só para ficar, mas possuem um potencial ainda muito grande de crescimento e o seu negócio não vai ficar de fora, não é mesmo?

Mas, para que haja sucesso e destaque nesse cenário, é necessário que o marketing de conteúdo para as redes sociais tenha um planejamento correto e estratégico.

Como iniciar a estratégia de marketing de conteúdo para redes sociais?

Não basta apenas ter a presença on-line. Antes de fazer qualquer tipo de postagem, é necessário saber exatamente o que seu público gosta, assim, é possível conquistá-lo pelos seus interesses.

Esteja pronto para instigar o desejo do consumidor, solucionando as possíveis dores que ele tenha e que seu negócio irá solucionar!

Confira as dicas para montar o seu planejamento:

Defina a persona

É preciso conhecer o público com quem está falando. Para isso, é necessário definir a persona, que é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio.

Para isso, são utilizados dados e características de clientes reais, como: comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos.

Saiba em quais redes sociais irá atuar

Para iniciar o planejamento estratégico do seu marketing de conteúdo para redes sociais, é necessário definir em quais canais sua empresa irá atuar. Não é necessário estar presente em todas as plataformas, mas é importante definir quais são as mais importantes para sua marca.

O melhor é apresentar um conteúdo relevante nas redes que faz sentido, em vez de apenas replicar conteúdo em todas as mídias digitais, sem que haja muita coerência ou planejamento.

Por exemplo, ao divulgar o link de uma nova publicação do seu blog no instagram, talvez seja melhor pensar em um conteúdo ilustrativo, como um infográfico.

Imagens com muito texto não dão a leitura adequada nessa mídia digital, o que faz com que seu engajamento seja prejudicado. Para o Instagram, o ideal é que apenas 25% da postagem tenha conteúdo escrito, para garantir a entrega.

Para post no twitter, você pode disponibilizar um botão que, automaticamente, publica determinada frase ou estatística — no tamanho necessário — direto do seu blog.

A integração dos diferentes canais contribui para o engajamento em suas páginas. Ao fazer isso, você garante que os conteúdos publicados são, de fato, interessantes para quem compõe aquela audiência.

Antes de produzir qualquer texto, responda estas cinco perguntas para identificar se é um conteúdo relevante:

  • esse conteúdo é voltado para o meu público?;
  • o meu público vai entender o assunto?;
  • em qual formato eu consigo passar melhor essa ideia?;
  • por que essa publicação é importante?;
  • a ideia pode ser passada de forma mais direta e objetiva?

Depois que responder a essas perguntas, você já vai ter uma ideia mais desenvolvida e pronta para ser produzida.

Faça um planejamento de postagem

Para garantir que suas ações de marketing de conteúdo para redes sociais sejam eficientes, é fundamental contar com um planejamento de postagem. Por meio dele, é possível fazer uma tomada de decisões mais estratégica.

Por exemplo, existe alguma data ou algum momento que seja mais importante para seu negócio? Quais ações serão feitas nesses dias? Como será feito o planejamento digital das suas ações para engajar o público?

Assim, é possível analisar com antecedência e pensar com calma, lapidando as ideias. Com uma agenda de publicação, podemos ter ações mais assertivas.

Crie relacionamento com influenciadores

Conforme mencionamos, 49% das pessoas baseiam as decisões de compra na recomendação dos influenciadores. Com isso, vemos que é inegável a força desses profissionais nas redes sociais.

Por isso, é importante que se construa um relacionamento com influenciadores do seu nicho, por meio da troca de promoção e de suporte. Esse contato deve ser construído e pode levar algum tempo.

Não fale apenas sobre seu negócio

David Meerman Scott, um estrategista americano de marketing on-line e autor de vários livros sobre marketing, em seu livro “Marketing e a Comunicação na Era Digital” enfatiza que as velhas regras de marketing são completamente ineficazes em um mundo on-line.

O marketing antigamente era uma via de mão única — a empresa falava e o público reagia ou não àquela mensagem, sem que houvesse uma interação. Ele era focado exclusivamente em vender e poucos foram além dessa abordagem até o começo dos anos 2000.

O compartilhamento de conteúdo relevante, no momento exato que o seu público precisa, faz a sua marca sair do estágio da interrupção e passar para o estágio da solução da sua dor. Esse é um dos pontos principais do Inbound Marketing.

É preciso tirar o foco do produto e colocar o foco na solução do problema do cliente, e isso é possível se a empresa não fala apenas sobre ela o tempo inteiro. É preciso conversar com o usuário, trazer informações relevantes, ouvi-lo e oferecer soluções para seus problemas. É uma verdadeira troca de conhecimento!

Fonte: Agência Mestre

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