Na vida profissional é normal que, de vez em quando, um colaborador se atrase ou falte ao trabalho e os motivos podem ser variados: um mal-estar inesperado, doença, consulta médica ou um compromisso pessoal importante. O que não deve acontecer, em nenhuma hipótese, é que a ausência se torne constante. Por isso, o controle de absenteísmo nas empresas é fundamental.
A gestão de absenteísmo deve ser feita pelo Recursos Humanos, setor responsável pela manutenção do clima organizacional, e acompanhada pela gerência, de modo a identificar as razões para as faltas frequentes. Feito isso, o próximo passo é trabalhar para que a rotina volte a normalidade.
O que é absenteísmo no trabalho?
O primeiro tópico a ser esclarecido é o que essa palavra quer dizer. No dicionário, o termo é definido como: “hábito de não comparecer, de estar ausente”. No ambiente de trabalho as saídas antecipadas, faltas e atrasos caracterizam essa situação, que pode ser acompanhada de justificativas ou não.
A grande questão é manter a atenção redobrada para que casos como esse não influenciem no trabalho da equipe, levando a sobrecarga, ou em um contexto ainda mais grave, trazer prejuízos financeiros para a empresa.
Quais são as principais causas do absenteísmo?
O absenteísmo é ocasionado por diversos motivos. É importante saber que nem sempre a razão do problema é de inteira responsabilidade do colaborador e a empresa pode ter uma coparticipação nessa situação. Agora, veja quais são principais causas do absenteísmo:
Desmotivação
A falta de ânimo para ir ao trabalho ou realizar as tarefas do dia a dia provoca absenteísmo. Isso porque, ao pensar em ter que encarar mais um dia de expediente, o atraso ou a ausência se torna uma escapatória.
Nesse caso, o RH precisa se empenhar em descobrir o motivo que está fazendo com o índice de absenteísmo da empresa fique de 1,5%.
Problemas pessoais ou de saúde
A vida pessoal e profissional estão entrelaçadas e o sucesso de um aspecto depende de quão bem o outro está. Por isso, é fundamental reconhecer que problemas pessoais interferem na produtividade do colaborador e, em alguns casos, ocasionam a sua ausência parcial ou integral no trabalho.
Já as adversidades que envolvem a saúde são situações que fogem do nosso controle, as quais todos estamos sujeitos. Diante disso, é bom lembrar que o atestado médico ou declaração de comparecimento são necessários para justificar a falta e não dar margem para desconfiança.
Sobrecarga de trabalho
A sobrecarga de trabalho também é uma variável a ser analisada no controle de absenteísmo. Vez ou outra o volume de tarefas pode aumentar e, diante disso, em vez de se dedicar às demandas, o funcionário se sente atraído a faltar.
Mau relacionamento com a liderança
A qualidade do relacionamento interpessoal é capaz de motivar ausências indevidas e essa situação fica ainda pior quando o relacionamento entre líder-liderado não é bom.
Se isso acontece o trabalho fica prejudicado. Pois, talvez o colaborador apresente resistência em receber orientações e resolva faltar com frequência.
Como fazer controle de absenteísmo?
Medir e monitorar o absenteísmo é uma tarefa importante na gestão de pessoas. Afinal, o esperado é que todos os trabalhadores estejam presentes no horário certo e, dessa forma, não haja prejuízos na produtividade.
Conheça algumas medidas que vão ajudar no controle de absenteísmo na sua empresa:
1. Realizar pesquisa de clima organizacional
Uma vez que o clima organizacional também pode interferir no controle de absenteísmo, a pesquisa é um dos recursos para medir a qualidade do ambiente e correlacionar os dois fatores.
Então, que tal apurar como anda a satisfação dos colaboradores com o local de trabalho e quais pontos que precisam ser melhorados?
2. Oferecer jornada de trabalho flexível
Outra questão que vai lhe ajudar no controle de absenteísmo é a jornada de trabalho flexível. Esse benefício é visto com bons olhos pelos colaboradores ao saber que a empresa entende e aceita a necessidade de alterar a jornada de trabalho ー e até o local, permitindo o home office – para resolver algum assunto. Em contrapartida, o trabalhador deve assumir o compromisso de cumprir as suas horas de trabalho.
3. Proporcionar qualidade de vida no trabalho
Algumas pessoas encaram o trabalho como obrigação, outros como uma missão e ainda há aqueles que o consideram como uma fonte de prazer. Independentemente da conotação pessoal, o fato é que as pessoas precisam se sentir bem no lugar onde elas passam grande parte do dia.
Para isso, favorecer a qualidade de vida no trabalho é o ideal para garantir a satisfação da sua equipe e ela pode ser conquistada, por exemplo, com um ambiente de trabalho confortável (que tal oferecer um espaço de descompressão?), promoção à saúde e segurança, e incentivo a comunicação horizontal.
4. Controle de ponto
Por fim, podemos citar a gestão da jornada de trabalho como a principal ferramenta de controle de absenteísmo.
A partir do registro dos horários de entrada no trabalho, intervalo intrajornada e saída do expediente, os gestores sabem como está a assiduidade do funcionário, e quando há ausência de registro, a ocorrência do absenteísmo é evidente.
É importante saber que, de acordo com a Associação Brasileira de Controle de Qualidade (ABCQ), existe uma taxa de absenteísmo ideal: 1,5%.
Fonte: Sólides