Os primeiros passos para entender a importância do planejamento financeiro da sua empresa, é saber que se ele for estrategicamente elaborado de forma assertiva. Isso, sem dúvidas, definirá o futuro do seu negócio. Diante dessa premissa, é relevante para uma análise mais específica, um relatório sobre o cenário atual da companhia. Esse prognóstico deverá levar em consideração o saldo de todas as despesas, contas ou previsões de entradas. Dados em mãos, é hora de estudar a melhor maneira de disposição dessas informações, para que a linguagem fique clara e que não tenha outras interpretações fora de contexto.
É importante ressaltar, que antes de começar a planejar um plano de ação financeiro, algumas iniciativas devem ser levadas em consideração, como, por exemplo:
Fazer uma previsão de orçamento
Não fazer uma previsão orçamentária é o mesmo que andar com vendas nos olhos, você não sabe para onde ir. Esse é o passo crucial para fomentar tomadas de decisão, além de subsidiar informações para projeções futuras do cenário econômico.
Compreender seus custos
Sim, você precisa ter uma ampla visão sobre os custos que envolvem a parte financeira da sua empresa. Apesar de parecer um pouco óbvia, essa dica vale ouro, pois muitos gestores se atrapalham com informações minuciosas, detalhes que fazem toda a diferença.
Entender e registrar a sua movimentação financeira
Como mencionado anteriormente, tenha um planejamento bem articulado sobre as movimentações que acontecem na sua organização, de acordo com a periodicidade. Sejam elas diárias, semanais, mensais ou aquelas mais longas que incluem os custos trimestrais, semestrais ou até mesmo anuais.
Se você chegou até aqui, provavelmente, pensou que passaríamos uma “receita mágica” para conseguir fazer com que sua empresa cresça de verdade, não é mesmo? Se acertamos a interpretação, queremos te dizer que as dicas são para auxiliar na concretização da sua ideia de negócio, mas você precisará de muito comprometimento, dedicação e fôlego para alcançar seus objetivos. Por isso, atenção às dicas a seguir.
Propor metas e organizar as ações
Essa dica é ainda mais importante, se você tá iniciando um negócio e tem uma equipe relativamente enxuta para realizar as atividades. Trace metas, se possível, com números. organize e elabore ações que venham dar resultado a curto, médio e longo prazo. Não importa a sua tomada de decisão, tudo deve ser estrategicamente pensado e desenvolvido para melhoria de todos os processos empresariais. As tarefas rotineiras não devem ser esquecidas, jamais! Como por exemplo realizar o fluxo de caixa, conciliação bancária, pagar contas, verificar recebimentos e gerar relatórios.
Exemplos de metas:
Colocando sua estratégia em prática
Quando começar a dar os primeiros passos para uma gestão financeira estratégica, começará a entender melhor tudo o que envolve esse cenário. Por muitas vezes, não será fácil, ainda mais para quem cujas habilidades se restringe ao operacional. Nesse momento, o trabalho de um time faz toda a diferença, então se você não estiver sozinho e pode contar com uma equipe para ajudá-lo, envolva-a no projeto e não tente abraçar tudo sozinho. Nesta fase, os apontamentos são super importantes, pois são eles que irão indicar o que precisará ser ajustado.
Avaliar para qualificar
Depois de ter dado os primeiros passos e entender melhor como funciona a dinâmica dessa gestão, você terá autonomia para dizer o que precisa ser corrigido. Assim que surgirem os primeiros resultados das ações, os balanços comparativos entre o que foi previsto e o que foi realizado, já podem ser realizados. Aqui, você já consegue, por exemplo, observar o que gera lucro ou prejuízo. Encontrar falhas é imprescindível para contornar um problema.
Aplicar as modificações
Vamos de aperfeiçoamento? Bom, hora de descobrir efetivamente como fazer valer todo esse planejamento.
Se você escolheu, por exemplo, chegar ao fim do ano, no azul, duas perguntas são imprescindíveis nessa hora:
Sim, é hora de uma avaliação preventiva, que são aquelas mudanças corretivas que reparam falhas que podem afetar todos os resultados.
Gostou das dicas? Elas foram baseadas no Ciclo PDCA, que é composto de quatro etapas: planejar, fazer, checar e agir. Considere aplicá-las no seu negócio, com toda certeza, entender a sua organização no que diz respeito aos fatores econômicos irá alavancar o seu crescimento.
Até o próximo post 😉
Imagem: Startup Stock Photos from Pexels