Please enable JS

Blog

planejamento

Como fazer um controle de vendas eficaz

12 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Talvez você tenha uma micro, pequena ou grande empresa e, todo final de mês, você passe “aperto” para mensurar tudo que foi vendido. Isso costuma acontecer com quem não implementou um bom controle de vendas em seu negócio.

Não só o controle de vendas, mas todo tipo de controle é muito bem-vindo em qualquer empresa. Especialmente se ele não depender de um sistema pago.

Esses controles são imprescindíveis para informar o andamento atual dos negócios e detectar quaisquer modificações necessárias para melhorar o processo de vendas e consequentemente o seu faturamento.

O grande “X” da questão é que a maioria das empresas pequenas, na maioria das vezes, não possue organização dos processos de controle administrativo.

E falando especificamente do controle de vendas, quando não se tem um no seu negócio, tudo se torna tudo ainda pior, pois atinge diretamente o estoque e as vendas do negócio.

Esse tipo de desordem coloca o seu negócio em risco. O empreendedor que não possui esse controle em suas mãos está como um barco à deriva em alto mar em uma noite de tempestade.

Então, como reverter isso?

Você precisa se conscientizar do problema, estudar a solução e começar a agir.

Para você ter um norte sobre o que fazer, vou entregar algumas dicas que vão te ajudar bastante

Quais as principais formas de fazer o controle de vendas?

Fazer um controle de vendas pode não ser uma tarefa fácil, mas é necessária.

E a primeira coisa que você precisa fazer é: registrar todas as vendas realizadas.

Sim, pois sem esse registro será praticamente impossível mensurar tudo. É com os dados desses registros que você alimentará seu controle de vendas.

Seja para o controle do fluxo de caixa, para fins fiscais ou mesmo análises contábeis, o registro das vendas é imprescindível.

Ele pode ser mais simples (comandas e notas) ou mais complexo (com o cadastro do cliente e o tipo de serviço prestado). Tudo dependerá, claro, do tipo e porte de sua empresa, assim como a necessidade dela.

Há ainda outras ações que você pode colocar em prática, como por exemplo, fazer um mapa de vendas para gerenciar melhor e obter ainda mais controle.

O mapa de vendas te permitirá saber o que e para quem determinado produto foi vendido, durante determinado período.

Ele também identificará os dias de maior ou menor movimento de sua empresa ou mesmo o horário em que a empresa vende mais e funciona melhor.

Ter um banco de dados dos clientes também é outro recurso que garante um maior controle sobre as vendas.

Ele garantirá que você alcance as propostas pretendidas, indicará o perfil do público-alvo e ainda manterá a marca em alta no mercado ou no nicho que você explora.

Outra dica que te ajudará nesse processo é: controle de documentos. Especialmente aqueles relacionados à saída de produtos.

Através desse procedimento você conseguirá realizar a análise do estoque.

Por fim, fica a dica de uma última ação que facilitará o seu controle de vendas.

O controle do orçamento. É a partir dele que serão gerados os relatórios sobre o capital de giro, capital permanente, os passivos circulantes, entre outros documentos contábeis.

E por que você deve implementar logo um controle de vendas no seu negócio?

Um controle de vendas bem feito pode ser considerado um indicador relevante para todos os aspectos da empresa. Portanto, todo e qualquer recurso deve ser usado para aprimorar esse propósito.

Para que uma empresa tenha estabilidade e consiga sobreviver financeiramente, ela precisa vender o que produz. E para saber o desempenho em relação às vendas, custos e lucros, é necessário que ela tenha em mãos todas as informações relacionadas à área de vendas. Isso inclui organização de estoque, perfil de clientes, documentação em dia, entre outras tarefas.

O controle de vendas acaba ampliando o número de acertos, corrigindo os erros e aumentando a competitividade no mercado. Ocorre porque o processo permite que o empreendedor se programe para futuras compras.

Além das dicas apresentadas anteriormente, no mercado você consegue encontrar variadas ferramentas que podem te ajudar a ter um controle de vendas muito mais eficaz.

São ótimas ferramentas e sistemas, um mais completo que o outro. Criados especialmente para facilitar a gestão das vendas.

Através dessas ferramentas e sistemas apropriados será possível saber se o seu negócio está tendo um bom desempenho, seja através da análise do faturamento, seja por meio do grau de lucratividade ou mesmo pelo feedback apresentado por cada um dos seus vendedores.

Estes últimos, por terem contato direto com o cliente, poderão dizer exatamente como está sendo o impacto da dedicação do seu negócio junto ao cliente.

Percebeu agora o porquê de sua importância?

Fonte: Mentalidade Empreendedora
Imagem: Negócio foto criado por snowing – br.freepik.com

Posts relacionados

Como evitar que feedbacks façam mais mal do que bem

11 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 dicas para líderes se conectarem com trabalhadores da geração Z

7 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

7 maneiras de aumentar sua confiança imediatamente

5 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

8 regras de etiqueta empresarial que todos precisam seguir

1 de novembro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Esta tática ajudará você em qualquer negociação

30 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Por que ter hobbies pode tornar você melhor no seu trabalho

22 de outubro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

abc