Tendência do “anywhere office”, que deve crescer no pós-pandemia, traz desafios de gestão para empresas e líderes
Em um primeiro momento, deve haver uma nacionalização da mão de obra brasileira, segundo especialistas ouvidos pela EXAME, o que aumentará a concorrência no mercado de trabalho. Isso deve trazer efeitos principalmente para o profissional mais qualificado.
Entre os desafios que surgem para as empresas estão a integração dos novos funcionários, a dissolução de uma cultura que valoriza quem vai pessoalmente aos escritórios e o acompanhamento da produtividade.
Quando se olha para empresas que contratam profissionais de outros países, o desafio do fuso horário também aparece.
Confira abaixo algumas dicas dadas por Renato Bolzan, CEO da Invillia, empresa que tem sua equipe trabalhando de forma 100% remota, para gerir melhor uma equipe que está “espalhada”.
Para Bolzan, é preciso redefinir totalmente o conceito do que é estar presente e comprometido com a empresa.
1. Seja um bom líder
É fundamental que a empresa tenha uma gestão que esteja preparada para a cultura digital. Além disso, ela deve envolver os líderes, para que eles sejam os primeiros “embaixadores” do anywhere office. Eles devem disponibilizar as condições, o conhecimento e as ferramentas que somem e agreguem valor no trabalho à distância.
2. Cuide das pessoas
Pensar no time deve ser algo ainda mais presente quando a empresa decide colocar as equipes para um trabalho totalmente remoto ou híbrido. O “onde” deixa de ter importância, mas o “como” é absolutamente crítico. Não apenas a nível profissional, mas também pessoal.
3. Crie um ambiente de confiança
Com a distância, criar um ambiente seguro e de confiança mútua entre todos é de extrema importância. Uma comunicação clara, fluida e transparente é um dos segredos da gestão de uma equipe que trabalha de forma remota.
4. Foque no desenvolvimento pessoal
Fatores como a liderança pelo exemplo, a disciplina e o foco no desenvolvimento pessoal continuam valiosos, ainda mais fortes.
5. Preste atenção aos dados e métricas
Tomar decisões baseadas em métricas, em dados, em indicadores de performance, de desenvolvimento individual e coletivo, são fatores fundamentais quando o trabalho não acontece de forma presencial.
6. Saiba conectar as pessoas
É preciso redefinir o conceito do que é estar presente na empresa. Um bom líder tem como papel fundamental entender as individualidades de cada colaborador e saber fazer a conexão entre eles.
7. Garanta fit cultural
É papel dos bons líderes serem como guardiões da cultura, motivadores, provocadores, corajosos e que inspirem respeito e verdade. A comunicação sem limites e a proximidade da liderança com toda a comunidade, assim como o patrocínio para iniciativas e experiências de práticas culturais que visem a evolução da cultura corporativa, é fundamental.
Fonte: Exame