Certas coisas, mesmo após o passar dos anos, continuam sendo muito efetivas, e as landing pages são um exemplo disso
Novas tecnologias, plataformas e redes surgem a todo momento, causando grande impacto no marketing digital e fazendo os profissionais da área terem que aprender mais uma série de ferramentas, boas práticas e conhecimentos para aumentar a eficiência. Mas certas coisas, mesmo após o passar dos anos, continuam sendo muito efetivas. E-mail marketing é um exemplo disso. E as landing pages também.
Quem acompanha a área do marketing digital ou se a operação de sua empresa está ligada ao online de perto, sabe o poder de uma landing page, especialmente se ela for otimizada com as melhores práticas de SEO. Plataformas como a da Hostinger e de outros grandes nomes do mercado oferecem criadores de landing pages específicos para essas páginas de destino, inclusive com conteúdo gerado por IA, para aumentar sua efetividade, rapidez na entrega e reduzir custos.
O que são landing pages?
A tradução mais usada para landing page é “página de destino”. A ideia é que um potencial cliente “caia” nela (daí o termo landing, pousar) e seja convencido a fazer algo. Pode ser desde comprar um produto, informar email ou telefone, enfim, o que é pedido pode mudar conforme a intenção.
Essas landing pages estão dentro dos sites das empresas, iniciativas, empreendimentos, mas ela tem mais como função conseguir essa conversão do potencial cliente em interessado ou até comprador do que fazer parte do conteúdo geral do site.
Por exemplo, um site de uma faculdade pode ter várias páginas explicando mais sobre os cursos, material usado, apresentar a estrutura, enquanto uma landing page pode ser utilizada para vender um curso específico com uma promoção por tempo limitado.
São várias as possibilidades ao criar uma landing page, mas o ideal é que ela siga um formato. Apresentação do produto/ideia/conceito/empresa, campo de contato para detalhamento de mais informações, conteúdo bastante otimizado para que ela tenha bons resultados na pesquisa do Google e outros motores de busca e, claro, um Call to Action.
Erros que você não pode cometer com a landing page
Como a landing page é uma página mais comercial, mesmo que não esteja vendendo um produto ali, diretamente, é preciso deixar claro o que está sendo “comercializado”. A página não pode apresentar grandes textos e leituras complicadas.
Outro erro é não otimizar essa página seguindo as melhores práticas de SEO. Como qualquer outro site, a landing page precisa muito do tráfego orgânico e um bom posicionamento no Google é fundamental para conquistar visitas. Por exemplo, para uma clínica dentária, uma landing page sobre aparelhos ortodônticos precisa estar otimizada para essa palavra-chave e outras relacionadas.
Por isso, ao criar uma landing page, não deixe de fazer uma pesquisa de palavras-chave, seja usando uma plataforma específica ou contratando um profissional de marketing digital.
E, por último, entenda como funciona seu funil de vendas. A imagem do funil ajuda bastante a entender a jornada de compra de seu produto. Essa landing page é para quem está caindo de paraquedas e precisa saber um pouco mais? Ou é para pessoas que já conhecem muito de sua empresa e só precisam de um empurrãozinho para comprar algo?
Aumentando as conversões
Com uma landing page otimizada e construída da forma correta, é natural que as conversões aumentem, já que os clientes se sentirão mais inclinados a adquirir seu produto. Porém, novamente, é preciso ter completa ciência do que esperar nesse sentido.
Claro que uma construtora vendendo apartamentos não terá um sucesso tão fácil com uma landing page comparado a uma empresa de produtos para cabelo ou tênis para corrida. Por isso, estude a linguagem da landing page e entenda o funil para estabelecer metas realistas.
No caso da construtora, por exemplo, a fonte de tráfego será de pessoas que vem de um e-mail direcionado, conquistado anteriormente em um plantão de vendas? Esses clientes podem sim ser convertidos. Agora, se a fonte do tráfego são apenas moradores do bairro, a taxa de conversão será muito mais baixa.
Nesse caso, em vez de conseguir compradores logo de cara, pode ser mais efetivo focar em conquistar um e-mail ou telefone para enviar material promocional e conteúdo de qualidade sobre o empreendimento e o bairro.
Quais tipos de negócios podem usar landing pages?
Assim como ficou provado que o e-commerce pode abranger tudo, as landing pages podem ser criadas por todo tipo de negócio. Além dos mais óbvios, como lojas online de produtos que são vendidos em quantidade (roupas, comida, acessórios para casa), mas também produtos audiovisuais e até de valores mais expressivos, como imóveis, carros e itens de luxo.
O que sempre vai variar é o enfoque dado e o entendimento da jornada do cliente de cada produto. Feito esse estudo, o céu é o limite.
Importância para os administradores
Foi-se o tempo em que apenas profissionais especializados poderiam se inteirar sobre estratégias de marketing digital e ações online. Hoje, um administrador de sucesso precisa ter perfeita ciência de como atingir mercados, clientes e interessados usando as mais diversas ferramentas, desde as redes sociais, até e-mail marketing, publicidade online e as landing pages aqui descritas, já que não faltam as chamadas ferramentas low-code.
Dessa forma, os gestores podem saber o que cobrar e como procurar profissionais que saibam entregar resultados, conteúdo valioso e material que converta, não sendo apenas uma estratégia de marketing digital que tenta de tudo, especialmente o que está na moda, e não converte em nada.
Como criar uma landing page?
Atualmente, o mercado oferece várias opções de plataformas para criar uma landing com facilidade. A melhor delas é a da Hostinger, que inclui em seus dois planos uma série de vantagens que até pessoas sem formação em criação de sites, computação ou design possam criar páginas bonitas, rápidas e que convertam.
Entre essas ferramentas estão uma IA (Inteligência Artificial) que cria conteúdo, um menu “arrasta e solta” para personalizar cores, boxes, imagens e muito mais, e ainda suporte instantâneo para tirar quaisquer dúvidas.
Não deixe passar essa oportunidade
Uma landing page eficiente pode impulsionar novos negócios, levar um produto a mais mercados e aumentar o valor da marca, tudo isso por um valor baixo para sua capacidade de conversão. Dominar a criação de landing pages pode ser um divisor de águas no seu empreendimento.
Fonte: Administradores