O líder que reconhece as contribuições de cada geração pode criar um time mais sinérgico e produtivo
Hoje em dia os líderes têm bastantes dificuldades em liderar diferentes faixas de idades. No mesmo time, há diferentes gerações: os Baby Boomers, pessoas acima de 59 anos; a geração X são os que têm entre 43 anos e 58 anos; os millenials, que têm entre 27 anos e 42 anos e a geração Z, atualmente entre 11 e 26 anos.
O primeiro passo para liderar com sucesso uma equipe multigeracional é compreender as características, valores e expectativas de cada geração presente na equipe. Além disso, é preciso que a empresa ofereça um ambiente propício em que haja inclusão e muito respeito.
O líder que souber reconhecer as contribuições de cada geração é capaz de gerar um time de sinergia e de mais produtividade. Por exemplo, os Baby Boomers são mais leais e fiéis a empresas e adoram rotinas. Já a geração X são independentes e valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Os millennials são digitalmente incluídos em tudo e adoram tecnologias, buscam sempre significado no trabalho em que fazem. Por fim, a geração Z valoriza a flexibilidade no trabalho e são extremamente conectados.
Agora que já foram identificados os pontos de contribuição de cada geração, é preciso colocar em prática a comunicação fluida, entre outros pontos:
Fonte: Mundo RH