A atratividade de talentos é fundamental para o sucesso de uma empresa. A capacidade de atrair e reter os melhores talentos pode ser a diferença entre uma empresa que prospera e outra que não consegue crescer. No entanto, muitas organizações enfrentam desafios neste momento, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Qualquer boa estratégia de aquisição de talentos começa com a cultura da empresa. Cuidar do bem-estar das pessoas e apoiar seu desenvolvimento profissional e pessoal fará com que a marca empregadora se destaque tornando-se um local desejável para trabalhar.
A liderança tem um grande poder de influência e também um impacto positivo real na cultura da empresa e na satisfação dos funcionários. Logo, quando se tem um propósito de focar nas pessoas e alinhando essa premissa com o RH, é possível proporcionar um ambiente organizacional mais fluido e colaborativo.
Seguem algumas dicas para melhorar a atratividade de talentos e retenção na sua empresa:
Segundo Chiavenato, no livro – Gestão de Pessoas: O novo papel dos Recursos Humanos nas organizações, ressalta que uma das principais estratégias para atrair talentos é investir na marca empregadora da empresa, ou seja, na imagem que a organização transmite para o mercado de trabalho.
Uma marca empregadora forte pode ser um fator decisivo para a escolha dos candidatos, especialmente em setores altamente competitivos. Além de investir na marca empregadora, é importante que a empresa tenha uma abordagem personalizada no processo de atração de talentos.
Os candidatos devem ser tratados com respeito e profissionalismo, e o processo seletivo deve ser transparente e justo, permitindo que os candidatos conheçam bem a empresa e as oportunidades que estão sendo oferecidas.
Várias pesquisas também são realizadas no intuito de compreender as motivações que levam um candidato a optar por determinada empresa. Dentre elas, seguem alguns dados de preferências:
– De acordo com uma pesquisa do Indeed, 46% dos candidatos a emprego que consideraram uma vaga, mas não se candidataram, disseram que acabaram optando por não se candidatar porque não se identificaram com a cultura da empresa;
– Segundo uma pesquisa da PwC, a flexibilidade no local e horário de trabalho é um fator cada vez mais importante para os talentos, especialmente os mais jovens;
– De acordo com a pesquisa “Global Talent Trends 2020” da LinkedIn, a abordagem centrada nas pessoas é cada vez mais importante para a atração de talentos. Os candidatos esperam que as empresas considerem suas necessidades e desejos, e criem experiências personalizadas que reflitam seus valores e interesses.
– A pesquisa “Randstad Employer Brand Research” revelou que a reputação da empresa é o principal fator que atrai candidatos (51%). Além disso, a segurança no trabalho (45%) e a remuneração e benefícios (44%) também foram fatores importantes.
Por fim, é fundamental salientar a importância de cuidar da proposta de valor que a empresa oferece às pessoas. Com ambiente e políticas adequados, a atração e retenção de talentos será algo constante na organização.
“Gentileza sempre funciona. A gentileza atua no atendimento ao cliente e atua na atração e retenção de talentos. Os benefícios podem ser igualados, mas a gentileza é única. Os funcionários sempre farão a pergunta: esta empresa se importa comigo? Ken Gosnell – Founder CEO Experience
Fonte: RH Portal