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Como melhorar a sua gestão de pessoas

20 de junho de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Em uma viagem de avião, o piloto é quem mais tem responsabilidade. Contudo, ele, sozinho, não consegue nem decolar a aeronave. Por trás de um voo, há a figura do copiloto e a equipe da torre de comando para orientá-lo, além dos comissários de bordo para atender bem os passageiros.

A mesma lógica vale para a sua empresa. Para ela decolar, é preciso contar com um time de profissionais qualificados por perto. E ser pequena não é desculpa para não investir em um bom time. Pelo contrário, com uma equipe mais enxuta, é preciso ainda mais dedicação e qualificação dos funcionários.

Atrair talentos para uma pequena empresa
Um dos grandes desafios do pequeno empreendedor é atrair profissionais qualificados para trabalhar na sua equipe. Para começar, você não poderá oferecer um pacote de vantagens tão atraente quanto aqueles proporcionados por uma grande empresa, a começar pelo salário. O ambiente de trabalho será, inevitavelmente, mais simples e o impacto do nome da sua empresa – pelo menos nesse momento – no currículo do funcionário também será menor.

Por outro lado, você pode oferecer vantagens que costumam ser raras nas grandes empresas. E é nesse diferencial competitivo que você deve basear sua proposta. Veja alguns atrativos que você pode apresentar, desde que, claro, condigam com a realidade do seu negócio:

  • Ganho de experiência profissional ao acompanhar o desempenho de todas as áreas;
  • Comunicação direta com os líderes da empresa;
  • Pagamento de bônus por meta alcançada;
  • Perspectiva de crescimento rápido;
  • Possibilidade de trabalhar em home office;
  • Flexibilidade de horário;
  • Abertura para sugestões e ideias;
  • Selecionar colaboradores;
  • Ter o perfil da vaga bem definido é fundamental para economizar tempo e ser mais eficaz no recrutamento. Identifique quais são suas necessidades para definir o tipo de profissional de que você precisa.

Currículo importa, mas, se sua empresa está em fase inicial de crescimento, ter um profissional comprometido e esforçado, com boas habilidades de comunicação e vontade de aprender vai trazer mais resultados. Leve isso em consideração no momento da escolha. As habilidades técnicas são tão importantes quanto as comportamentais.

Pense, também, que uma pessoa proativa e que tenha conhecimentos diversos pode ser mais interessante, nesse momento, do que um especialista em alguma função. Por exemplo, alguém que tenha experiência em atendimento ao público e conhecimentos de edição de imagem pode ajudar mais que um especialista em design, já que não há demanda o suficiente em sua loja para esse profissional diariamente.

Já a outra pessoa pode, além de fazer o atendimento, dar uma ajuda, caso precise dar um “trato” nas fotos dos produtos. Mas é importante que se deixe claro isso desde o primeiro momento da entrevista, para que o profissional não se sinta enganado nem explorado.

Lembre-se, também, que os critérios devem ser técnicos. Deixe de lado a sua vida pessoal. Contratar a sobrinha só porque ela está precisando, mas não se encaixa no perfil procurado, só vai lhe trazer dores de cabeça.

Atraia os profissionais certos
Para tornar seu processo de seleção mais fácil, você tem de conseguir atrair as pessoas certas. Não adianta você querer, é a pessoa que tem de querer trabalhar na sua empresa. Para isso, responda às perguntas:

  • Qual o tipo de profissional que você precisa?
  • Como vai remunerar este profissional?
  • Qual proposta tem para atraí-lo?

Feedback também importa
Como dono do negócio, seu papel é acompanhar sempre o trabalho do funcionário e dar feedbacks para que ele possa continuar melhorando.

Determine um prazo, pode ser seis meses, um ano, ou mesmo o período comum de experiência, três meses, e após esse período faça uma avaliação. A ideia é que ela seja feita juntamente com o profissional, a fim de indicar os pontos a ser melhorados.

Avaliação não deve ser focada apenas nos resultados
É preciso avaliar, além do atendimento de metas e resultados obtidos, o meio pelo qual o profissional conseguiu alcançar esse objetivo. Quais recursos, conhecimento e relacionamento esse profissional utilizou?

Há, portanto, dois aspectos de produtividade a avaliar: o quanto eles estão atingindo as metas e o quanto eles estão fazendo isso de maneira construtiva para a equipe. A produtividade não é só a entrega de resultado, mas é fazer isso de maneira integrada.

Liderança
Não são apenas os funcionários que precisam ser testados e avaliados em uma pequena empresa. Para uma empresa obter sucesso, quem lidera deve provar sua capacidade diariamente. Aliás, o rendimento da equipe está diretamente ligado à postura do líder.

É fato que nem todos os chefes são líderes. Mandar, controlar e supervisionar não resume as funções de um líder. De um chefe, talvez. Um líder tem de saber ouvir seus funcionários, identificar as fraquezas e as habilidades de cada um e trabalhar para aprimorá-las. Um líder procura manter sempre sua equipe motivada e dá espaço para que sejam feitas críticas e sugestões. E, o mais importante, um líder delega tarefas, não quer e sabe que não pode fazer tudo sozinho.

E esse pode, sim, ser o seu caso. No entanto, saiba que uma equipe bem liderada traz melhores resultados. Portanto, se você não se identifica no papel de líder, é importante confiar essa posição a alguém. Um gerente ou coordenador de equipe com espírito de liderança pode ajudar a manter seus funcionários motivados e, consequentemente, com melhores resultados.
Características de um bom líder de funcionários

  • Dá o exemplo aos funcionários, ou seja, se for necessário trabalhar nos fins de semana, ele vai trabalhar também;
  • Confia na equipe que montou e, por isso mesmo, delega funções, descentralizando a gestão;
  • Identifica o potencial de cada pessoa, ajudando-a a desenvolver suas habilidades;
  • Ter capacidade para criar interdependência é uma característica de um líder. Ele deve ser capaz de colocar o desafio de tal maneira que cada um tenha obrigatoriamente de depender do outro;
  • Tem habilidade para motivar a equipe.

Fonte: RH Portal

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