Você sabe medir o quão engajado é o seu público nas redes sociais? Saber analisar o engajamento do Facebook te ajudará a descobrir se suas publicações estão tendo um bom resultado.
Como avaliar o engajamento no Facebook?
Existem algumas métricas que só conseguimos analisar quando somos administradores de uma fanpage. Por isso, é muito difícil olhar para uma página do Facebook e dizer se ela possui ou não um público engajado.
Como sabemos, o próprio Facebook vem diminuindo drasticamente a taxa de entrega orgânica dos posts de uma fanpage. Ou seja, cada vez menos pessoas que curtiram a página chegam de fato a ler o que é publicado.
Podemos encontrar uma fanpage que possua, por exemplo, 1 milhão de curtidores e ver que uma publicação tem apenas 100 curtidas ou reações. Mas, antes de dizer se o engajamento foi bom ou não, precisamos analisar o horário em que a publicação foi feita e há quantos minutos aquele conteúdo está disponível na página.
De repente, as pessoas ainda não tiveram tempo suficiente de engajar com a publicação ou o horário escolhido para divulgação não foi o ideal.
Pilares para mensurar o engajamento no Facebook
Hoje em dia sabemos que o número de curtidas da página é algo que pode ser comprado. Com exceção de algumas marcas e pessoas públicas, a maioria das páginas precisam fazer um investimento para conseguir um bom número de curtidas. Por isso, o que devemos levar em consideração, primeiramente, são as pessoas que já curtiram nossa página.
Dentro da aba “Informações” da fanpage, é possível acessar o módulo “Pessoas” para identificar o perfil do público que te acompanha. Verifique se seus fãs estão de acordo com a persona que consumirá seus conteúdos. Pois, de nada adianta ter uma fanpage que fale sobre “Dicas para noivas”, onde a maior parte das curtidas seja do público masculino, por exemplo. Nesse caso, seu engajamento seria muito baixo mesmo.
Outra forma de mensurar o engajamento no Facebook é por meio dos módulos “Alcance” e “Publicações” da aba “Informações” de sua fanpage. Em “Alcance” você confere o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas e também visualiza um gráfico com as reações, comentários e compartilhamentos que ocorreram no período.
Você também pode analisar o resultado que suas publicações tiveram através do módulo “Informações > Publicações”. Nesta tela é possível verificar o alcance e o envolvimento que cada publicação teve, identificando assim, qual modelo de publicação gera um melhor engajamento.
Curtidas, Comentários e Compartilhamentos
Se pudéssemos colocar um peso nos fatores de engajamento, poderíamos dizer que a curtida (like ou outras reações) em uma publicação tem peso 1, o comentário tem peso 2 e o compartilhamento tem peso 5. Isso porque quando alguém compartilha uma publicação, a mesma aparece em sua timeline, aumentando o alcance daquele conteúdo.
Acompanhamento e Análise
Baseado nos fatores que citamos anteriormente, você pode começar a analisar quais tipos de conteúdo gera maior engajamento com a sua audiência. Por isso, é importante realizar publicações variadas em sua página, uma hora compartilhando posts que contenham imagens, outra hora vídeos, em outra oportunidade somente texto.
Mensure também os resultados obtidos quando um link é divulgado. A partir daí, você conseguirá entender melhor o que seus fãs esperam ver em sua fanpage.
Por fim, caso você tenha um site, não deixe de acompanhar o número de visitas que você recebe oriundas do Facebook. Afinal de contas, direcionar o público de sua fanpage para seu site pode ser um excelente negócio. Para fazer essa análise, basta acessar a conta do seu Google Analytics e ir no item “Origem/mídia” no menu “Aquisição” e fazer o filtro pelo termo “facebook”.
Métricas de vaidade
Mas, atenção! Ao analisar o engajamento do Facebook, não foque nas métricas da vaidade, como é o caso da quantidade de seguidores em uma página e de curtidas em uma foto. Elas podem ajudar sim para entender a aceitação do público em relação às suas postagens, mas é importante não se apegar muito a esses dados.
Em vez disso, opte por também analisar números e dados que ajudam a traçar novas estratégias e facilitam as tomadas de decisão. Em uma postagem com link para um e-commerce, por exemplo, é possível mensurar a taxa de conversão.
Como Aumentar o Engajamento no Facebook?
Além de conhecer seu público-alvo e criar publicação de acordo com o gosto dos seus seguidores no Facebook, ainda há outras dicas que te ajudarão a aumentar o engajamento da sua fanpage.
Trabalhar com imagens elaboradas e títulos intrigantes é um dos principais segredos para engajar seu público. Afinal, a foto e o texto que a acompanha são os grandes responsáveis por fisgar a atenção do usuário.
Além disso, usar emoticons também contribui para aumentar a interação da sua base de fãs. Um recurso simples, mas que de acordo com o Buddy Media, posts com emoticons conseguem 52% mais engajamento.
Fazer perguntas em suas publicações e incentivar a interação dos leitores convidando-os a executar uma ação são outras alternativas para gerar mais engajamento no Facebook. Um exemplo são os famosos quizzes que os internautas respondem com uma reação na postagem.
Fonte: Agência Mestre