Para dar o início em qualquer projeto, seja ele de identidade visual ou não, é importante ter um briefing. Esse documento é essencial para a execução dos trabalhos, pois ele dá as etapas que devem ser seguidas para o sucesso do trabalho.
Não está conseguindo encontrar o melhor formato para elaborar um briefing para a criação de identidade visual em sua empresa?
O que é o briefing?
O briefing é um documento que reúne todas as ideias que o potencial cliente tem para a realização de determinado projeto, podendo ser um site, uma campanha de mídia ou um conteúdo específico.
É possível classificar o briefing como um modelo de manual de instruções para que toda a equipe possa se guiar por ele. A partir do documento é possível chegar a resultados satisfatórios, já que a maioria das informações para a execução são fornecidas pelo seu cliente.
Confira o especialista e CEO da Agência Mestre, Fabio Ricotta, dando as orientações para você conseguir fazer as perguntas certas na reunião de briefing:
Vantagens de se utilizar o briefing para os projetos
Dentre as principais vantagens de se utilizar o briefing, temos:
menor taxa de retrabalho – com o uso do briefing a taxa de retrabalho é pouca ou quase nenhuma. Nem sempre é possível impedir as solicitações de alteração, já que cada cliente tem um nível de exigência, porém, o briefing pode ajudar muito a reduzir essa margem de ajustes;
o tempo de produção é menor – o briefing tem um papel muito importante no tempo de produção, já que ele tende a tornar a execução mais ágil. O tempo de produção traz maior satisfação para o cliente e ainda contribui para a organização de quem está envolvido na execução do projeto;
os resultados são mais alinhados com as expectativas do cliente – quanto mais detalhado for a entrevista e descrição do briefing com o cliente, melhor será o resultado. Assim, será possível desenvolver todas as ideias.
Quais informações devem estar no briefing?
Há alguns dados primordiais que devem constar no briefing para criação de identidade visual. Veja quais são eles:
Com essas questões bem definidas, você terá seu briefing completo! Além disso, não se esqueça de agrupar todos os materiais que a empresa já tem — folders, anúncios, banners, entre outros —, tanto exemplos bons como aqueles que foram considerados ruins. É importante ter um panorama do que deu certo ou não.
Porque a identidade visual é tão importante?
Construir uma identidade visual é indispensável, pois é por meio dela que você se comunica com o público e passa a imagem que deseja a ele.
É essa identidade que irá ditar quais são seus valores e posicionamento de marca. Todas as cores, formas, tipografias e outros elementos visuais vão complementar a ideia que quer transmitir.
O briefing para a criação de identidade visual pode ser usado para a:
Passo a passo para a criação de um briefing para identidade visual
Para conseguir preencher um briefing com as informações essenciais para a criação de uma identidade visual, criamos esse passo a passo sobre tudo o que não pode faltar. Confira abaixo:
Parte 1. Definição de informações estratégicas
Para que a agência ou profissional responsável pelo seu projeto esteja ciente de quais são as informações mais importantes é necessário preencher alguns itens sobre informações estratégicas que a sua empresa tem. Por exemplo:
Parte 2. Definição de informações para design e referências
Em seguida é necessário dar os direcionamentos e informações relevantes para o design da identidade visual. Entre as principais informações, estão:
A importância do briefing para os projetos de marketing digital
O briefing é importante para a organização dos trabalhos, pois ele reúne em um só documento todas as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto. É importante para garantir que os projetos de marketing digital sejam bem executados e atendam as expectativas dos clientes.
E se você quer entender melhor sobre o universo do marketing digital, confira toda a lista de materiais ricos da Agência Mestre. Conteúdos relevantes e cheios de informações pertinentes para você ter sucesso no segmento!
Fonte: Agência Mestre