Muito se fala sobre a necessidade de motivar a equipe para obter melhores resultados, porém há controvérsias sobre o tema, uma vez que, segundo muitos pensadores, ninguém (empresa ou pessoa) é capaz de motivar alguém, mas pode ajudá-la a se automotivar.
Pensando nisso fui buscar entender como a empresa Google faz para alavancar a motivação de seus colaboradores.
Primeiramente, essa gigante do mercado criou um ambiente de trabalho com a filosofia de não ter medo de errar.
Você já esteve nesta situação? Teve medo de errar e por isso não disse nada, mas depois descobriu que era uma ótima ideia? Não ter medo de errar gera na equipe a criatividade e inovação, uma vez que os mesmos são estimulados a compartilhar ideias sem o medo de repressão pela possibilidade de estarem errados.
Outra forma de estimular a motivação é através do trabalho em equipe, pois a liberdade de contar uns com os outros é estimulante e, além disso, melhora o ambiente no trabalho.
Confiança psicológica
Durante o desenvolvimento de algum trabalho você já hesitou em citar algo, pois sentiu-se inseguro por não saber se estava no caminho certo?
A insegurança gera diversas adversidades no ambiente corporativo, isso se deve a cultura da empresa que não oferece autonomia para os funcionários compartilharem informações. Logo, os colaboradores vão se distanciando da organização, pois devido a tanta repressão e falta de autonomia não sentem que fazem parte da empresa, mas, sim, que apenas executam tarefas.
Segue relato da professora Lucy Ford da área de administração, de Saint Joseph´s University´s Haub of School of Business, que enfatiza: “Os funcionários de uma empresa deveriam usar 20% de suas cargas horárias para desenvolver ideias inovadoras e, assim, contribuírem para a melhora nos processos, reduções de custos, agilidade e, por consequência, gerarem melhores resultados.”
Se você tivesse 20% da sua carga horária para desenvolver ideias, sua desenvoltura na empresa aumentaria?
Cultura da empresa e objetividade estrutural
Para obter bons resultados e o time engajado, é necessário que os líderes desenvolvam um trabalho com clareza e objetividade, pois assim os colaboradores se sentem seguros quanto a direção da empresa e seus planos futuros.
Você já teve líderes que não possuíam organização no ambiente de trabalho, a ponto de você ficar perdido em meio as tarefas? Este é um problema grave, pois o mal desempenho da liderança afeta a motivação e comprometimento dos colaboradores.
Sendo assim, é fundamental que o líder ofereça ao time um ambiente seguro, organizado e com objetivos claros para todos.
Significação do trabalho
Você sabe qual impacto do seu trabalho, seja para a empresa ou para sociedade?
O funcionário precisa de certas respostas para alinhar a motivação e comprometimento com as tarefas que executa diariamente. Logo, o líder precisa explicar ao time o motivo da existência deles na empresa, a importância que cada um possui na corporação, desmistificar o significado do trabalho que cada um executa.
Caso isso não aconteça o trabalho não terá nenhum sentido para o time.
Como incentivar o comprometimento do time em época de crise?
Infelizmente, uma hora ou outra a crise econômica afeta as empresas e, neste período, incentivar a equipe é mais que necessário, mesmo que a empresa não esteja em processo de demissões.
A estratégia do líder é compreender que o engajamento da equipe é um dos fatores mais importantes para sair da crise. Para isso ele deve:
– Atribuir um propósito à sua equipe: Fale do valor que cada um possui para o time e para a empresa.
– Evite fazer reuniões para falar de assuntos negativos – desmotivadores: Alguns líderes fazem reuniões apenas para dar broncas. Neste cenário, mude a estratégia. Faça reuniões para unir ainda mais a equipe e elogie-os, mesmo que por pequenas conquistas e criar estratégias para atingirem resultados mais promissores.
– Entenda os seus funcionários: Cada dia sente ao lado de cada um para entender como desenvolvem as tarefas, conversem, troquem informações, mostre que tem apreço pelas pessoas que compõem o time, assim elas terão mais afinidade com você.
– Atribua novas capacitações: Incentive cada funcionário conhecer a tarefa do outro, assim haverá troca de ideias e inovações entre o time.
Atuando desta forma, líder e empresa serão capazes de estimular, engajar e fidelizar seus colaboradores para que se sintam motivados a darem o seu máximo potencial.
É desta forma que venho trabalhando nos últimos 25 anos, transformando grupos de trabalho em times de alta performance, liderando pessoas e humanizando empresas.
*Por Marcelo Simonato,
Fonte: Rh pra você