Descubra algumas dicas simples e fáceis para ter sucesso na área com seu próprio negócio.
A internet operou uma autêntica revolução silenciosa nas nossas vidas, alterando significativamente a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos. Rapidamente, as empresas e as marcas perceberam todo o potencial da world wide web. De forma mais ou menos natural, a internet acabou por ser tornar um aliado de peso e uma ferramenta complementar fundamental para o sucesso comercial de qualquer firma.
O marketing digital, a disciplina do marketing que procura explorar os novos canais de comunicação digitais para maximizar o impacto e as vendas de produtos e serviços, tornou-se assim uma das áreas profissionais mais importantes e requisitadas do momento. Por um lado, um marketeer é um profissional indispensável no desenvolvimento de qualquer empresa ou serviço. Por outro, é uma profissão com futuro, cada vez com mais procura e, consequentemente, mais bem paga.
Outra das revoluções que a internet veio operar no mercado de trabalho é que, com todas as ferramentas que disponibiliza, hoje é mais fácil tornar-nos os nossos próprios patrões. E cada vez há mais pessoas a começarem os seus próprios negócios, gerindo o seu tempo como entendem e fazendo aquilo que realmente gostam. E uma das formas para fazê-lo com eficácia e eficiência é também adotando conceitos e estratégias de marketing digital. A indústria está mudando rapidamente e, para vencer na vida, você tem que se adaptar também. Descubra a seguir algumas dicas simples e fáceis de implementar para se tornar um marketeer de sucesso do seu próprio negócio:
Tire uma formação em marketing digital
Hoje em dia, a internet disponibiliza várias ferramentas, aplicativos e tutoriais que nos permitem aprender quase tudo online. No entanto, para dominar um assunto de forma ainda mais profissional, não há nada como tirar uma formação profissional. Além disso, atualmente existe uma grande oferta de formações na área do marketing digital em curtos períodos de tempo, dispensando que se tenha de passar três anos na universidade. Além de passar a dominar melhor estas ferramentas, com o auxílio de profissionais qualificados, você ganha também experiência e um certificado que serão fundamentais caso queira seguir essa carreira de forma profissional.
Aprenda a utilizar várias ferramentas digitais
Um marketeer digital não terá nunca sucesso se não dominar várias ferramentas digitais. Hoje em dia existem aplicativos para quase tudo, que permitem otimizar o seu tempo, aumentando a eficiência do seu trabalho. Por exemplo, é importante saber como funcionam as redes sociais e como construir conteúdo de forma otimizada da ótica do utilizador. Também é importante saber minimamente construir uma página online, e neste caso pode utilizar um criador de websites gratuito. E, porque vai trabalhar essencialmente com o email, talvez não seja má ideia familiarizar-se com uma das várias ferramentas de otimização de endereço eletrônico, que lhe permite poupar tempo e escrever e enviar mensagens.
Mantenha-se atualizado
Vivemos na era da informação e a internet altera-se a um ritmo quase diário. As conquistas na área da tecnologia sucedem-se e quase todos os dias surgem no mercado novas ferramentas, cada vez mais eficientes e funcionais. Para um marketeer de sucesso é fundamental estar atualizado e a par com o que se vai fazendo neste mundo. Além disso, as empresas como o Google ou o Yahoo, por exemplo, alteram os algoritmos dos seus motores de busca com grande regularidade e é igualmente fundamental ir tentando decifrar como estes funcionam, numa ótica de SEO, ou seja, de otimização dos motores de busca.
Familiarize-se com o e-commerce
O e-commerce, ou seja, o comércio eletrônico, vem crescendo de forma brutal nos últimos anos, tendo-se consolidado como uma das principais tendências de consumo nos últimos dois anos, muito graças à pandemia do novo coronavírus, que nos obrigou a um recolhimento domiciliário mais prolongado. Por isso, não há dúvidas de que o e-commerce é o futuro das empresas e dos serviços. Basta ver como sites como a Amazon têm crescido ou como as plataformas de streaming, como a Netflix ou o Spotify, têm conquistado usuários. Por isso., não despreze esta vertente do marketing digital, já que será uma realidade incontornável num futuro próximo.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são uma ferramenta que esconde muitos perigos, mas que são também simultaneamente muito poderosas e cheias de potencial. Rapidamente as empresas e as marcas descobriram que estas poderiam ser uma solução muito forte para aumentar o seu sucesso comercial. Por isso, por mais que o marketeer queira se manter afastado destas plataformas, o seu trabalho não lhe permite. O Facebook, o Instraram ou o TikTok acumulam milhares e milhares de usuários, e novas redes sociais, como o BeReal, aparecem quase diariamente. Por isso, é importante estar a par destas tendências, para saber onde anda o seu público-alvo.
Fonte: Administradores