A gestão de relacionamento com o cliente, também conhecida como CRM (Customer Relationship Management), é um sistema que armazena dados e informações relevantes sobre aquelas pessoas que têm interesse no seu produto ou serviço.
Esse conjunto de métodos voltados para o seu público-alvo tem o objetivo de entender com antecedência quais as suas necessidades e desejos, para implementar ações segmentadas e atraí-los com exatidão.
Entre as informações mais importantes para serem estudadas, estão:
No entanto, não basta somente ter esses dados, é fundamental que eles sejam analisados e utilizados no momento certo. Para isso, listamos algumas dicas de como não errar na gestão de relacionamento com o cliente.
A importância da gestão de clientes
O comportamento do consumidor está em constante evolução. Muitas vezes, as circunstâncias podem acabar fazendo com que os clientes tenham que se adequar ao novo estilo de compra.
Por isso, é de extrema importância fazer a gestão de clientes, de forma que sejam supridas todas as expectativas que ele tem sobre a sua marca.
Conhecer o seu cliente é o primeiro passo para ter sucesso em uma campanha. De nada adianta lançar um produto incrível, se ele não atende as necessidades dos seu público-alvo.
Gerir os seus clientes constantemente é a maneira mais eficiente de segmentar as suas ações e torná-las cada vez mais personalizadas, de modo que o seu cliente se sinta próximo e especial para a sua empresa.
Com o avanço da tecnologia, é possível ter acesso a informações aprofundadas sobre os consumidores, como estilo de vida e hábitos de compras. Com isso, você poderá descobrir as suas preferências e adaptar as estratégias com base nesses dados.
Gestão de relacionamento com o cliente — Cuidado para não errar!
É muito comum que os empresários se perguntem: como não errar na gestão de relacionamento com o cliente? Apesar de ser uma resposta simples na teoria, colocar essas ações em prática é bastante complicado.
Isso porque, entender os gostos dos clientes e estar sempre atento às tendências que surgem no mercado são hábitos que devem ser levados em consideração antes de planejar e executar as campanhas de marketing.
Para que você atinja os resultados, aumente as vendas do seu negócio e esteja ainda mais próximo do seu cliente, confira as dicas abaixo!
Adeque sua cartela de clientes
Um dos principais problemas encontrados na gestão de relacionamento com cliente é ter uma cartela de clientes que não condiz com o seu público-alvo ideal. É importante que na sua cartela de clientes tenham pessoas que demonstrem algum tipo de interesse ou familiaridade com o produto ou serviço que você oferece.
Apostar em um público que não tem nenhuma relação com o que você oferece pode fazer com que você perca tempo e dinheiro.
Acompanhe o histórico de compras
Se você tem uma loja virtual e naquela semana um determinado produto está vendendo em grande quantidade, a melhor maneira de aumentar ainda mais o relacionamento com o cliente é fazendo uma ação promocional com aquele produto.
Diante disso, é essencial que você analise constantemente o histórico de compras dos consumidores para não perder as oportunidades de vendas que surgirem.
Mantenha as informações sempre atualizadas
Para não cometer erros graves na gestão de relacionamento com o cliente, é fundamental que as informações estejam sempre atualizadas.
Imagine que o cliente tenha mudado de endereço e a sua equipe de marketing queira mandar um presente personalizado para ele. Por isso, ter os dados “quentes” e sempre atualizados fará com que você não se engane nessas ocasiões.
Fique de olho no funil de vendas para fazer uma boa gestão de relacionamento com o cliente
O funil de vendas é uma estratégia muito utilizada pela equipe de marketing digital e vendas para entender em qual etapa de compras está localizado aquele determinado cliente. Assim, você saberá qual campanha realizar para cada tipo de consumidor.
Envio de e-mail marketing, realizar ligações e compartilhamento de conteúdo, como artigos e vídeos são algumas das ações que podem ser feitas nas etapas do funil de vendas.
Aprendeu a como não errar na gestão de relacionamento com o cliente? Continue acompanhando o blog da Agência Mestre.
Fonte: Agência Mestre