Segundo Danielle Marshak, gerente de produtos de pesquisa do Google para vídeos, o buscador extrai texto e compreensão dos conteúdos de algumas maneiras diferentes.
Confira a seguir quais e como os elementos de análise são verificados pelo Google, de maneira que a ferramenta possa compreender do que os conteúdos se tratam e, consequentemente, recomendar como resultado de busca para seus usuários!
Análise do áudio
O áudio irá ser explorado pela ferramenta para identificar quais palavras estão sendo ditas ao longo do vídeo.
Um ponto muito interessante é que o Google passou mais de cinco anos desenvolvendo uma tecnologia que pudesse diferenciar palavras semelhantes, de acordo com o contexto semântico da sentença. Ou seja, o buscador poderá identificar qual a natureza do vídeo, se é um material explicativo, crítico, noticioso ou se propaga informações duvidosas, por exemplo.
Análise dos caracteres presentes na edição do vídeo
Você já deve ter notado que muitos produtores de conteúdo utilizam pequenos títulos, ou então, de frases marcantes para pontuar a importância de determinados trechos de um vídeo. Assim como nós, o Google também levará esses recursos de edição em consideração.
O que pode nos levar a construção de um paralelo com o update dos capítulos no YouTube, que indicam ao usuário trechos que correspondem a uma resposta para suas pesquisas na plataforma. No ano passado, esse mesmo recurso passou a fazer parte dos rankings de pesquisa do próprio Google.
Reconhecimento de informações visuais
Segundo a gerente de produtos de pesquisa, o reconhecimento de informações visuais é o elemento de análise de maior dificuldade do Google. Visto que, a tecnologia ainda enfrenta desafios para identificação de formas orgânicas.
Dados estruturados
A especialista ainda recomenda “não abandone dados de estrutura ainda. Nós amamos dados estruturados, porque como estávamos falando, mesmo que tenhamos chegado tão longe, ainda estamos na ponta do iceberg, em termos de poder entender os vídeos profundamente.”
Aprenda mais sobre Google
aprenda tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair visitantes muito mais qualificados para o seu site com nosso guia completo do SEO!
Fonte: Agência Mestre