Você já ouviu falar sobre microgerenciamento? Se tem uma característica que é indispensável para desenvolver uma liderança eficaz é ter visão. Visão sistêmica, visão de processos, visão estratégica, visão de futuro.
É isso que fará com que o líder mentalize o horizonte que a empresa deseja chegar, defina e execute ações consistentes para pavimentar o caminho. E você há de concordar comigo: visão se constrói olhando para a frente.
Claro que um gestor deve ter conhecimento sobre o que está acontecendo na sua empresa e, para isso, precisa estar informado sobre aspectos operacionais. Mas, estar informado é muito diferente de manter tudo sob o seu controle.
Neste artigo, vamos falar sobre o microgerenciamento, que é um tipo de gestão onde o líder está excessivamente focado em questões menores e insignificantes. Como consequência, sua visão estratégica pode ser comprometida, prejudicando a própria produtividade e/ou da sua equipe.
Adeptos desta prática normalmente desenvolvem uma obsessão por detalhes minuciosos, ignoram a importância de delegar responsabilidades e comprometem a autonomia dos membros da equipe.
O resultado não é nada bom e inclui atrasos em entregas, desmotivação e estagnação de projetos importantes.
A seguir, apresentaremos informações essenciais sobre microgerenciamento, incluindo os seus sinais, impactos e efeitos na equipe.
Além disso, vamos compartilhar estratégias que podem ser usadas para evitar cair na armadilha de olhar demais para o chão e acabar tropeçando nas próprias pernas. Continue a leitura para mergulhar em novos conhecimentos e insights enriquecedores.
“Qualquer decisão tem que passar pela minha aprovação.”
“Quero atualizações de hora em hora sobre o que está acontecendo.”
“Preciso revisar todo o texto antes que envie.”
Se alguma dessas frases parece comum, pode ativar o sinal de alerta, pois elas demonstram o desejo excessivo de controle e supervisão. Algo típico do microgerenciamento, onde o gestor busca acompanhar cada passo de todas as atividades da equipe.
Mas, além de expressões como estas, existem algumas atitudes que revelam a postura de um microgestor praticando microgerenciamento. Confira abaixo comportamentos típicos deste perfil:
Podemos perceber que líderes que costumam microgerenciar as suas equipes adotam essa postura por terem um perfil predominantemente controlador e perfeccionista, acreditando que as atividades somente serão bem-feitas se passarem pelo seu aval.
Aqui percebemos que existe sim uma preocupação com a maneira como o trabalho será realizado, além da desconstrução de um grande paradigma: Não é controlando o detalhe do detalhe que a qualidade está assegurada.
Na verdade, o efeito pode ser justamente o oposto, uma microqualidade acarretando diversos fatores negativos como estes que apresentaremos a seguir:
Falta de responsabilidade
Quando os membros da equipe não têm autonomiaA importância da autonomia para combater a burocracia na Qualidade para tomar decisões e resolver problemas, podem perder o senso de responsabilidade pelas tarefas, comprometendo o famoso conceito de dono.
Inibição da criatividade e inovação
A falta de espaço para propor ideias e soluções alternativas pode limitar a capacidade da equipe de pensar de forma criativa e inovadora.
Desmotivação
Colaboradores que não se sentem valorizados ou capazes de realizar o trabalho sem a interferência constante do líder tendem a diminuir gradativamente o seu entusiasmo e empenho no trabalho.
Estagnação do aprendizado e desenvolvimento
As pessoas que não têm oportunidades de assumir responsabilidades, perdem a chance de tomar decisões e aprender com os próprios erros, comprometendo a evolução profissional.
Superar o microgerenciamento requer uma conscientização de que se trata de um problema para a pessoa que o pratica, como também para a equipe. Além disso, é necessário um esforço direcionado, por parte do líder, para ajustar o seu estilo de gestão.
Confira a seguir cinco etapas que podem ser seguidas:
Paralelamente a estes comportamentos, algumas estratégias podem ser adotadas para aperfeiçoar o modo de gestão de um líder microgerenciador, tais como:
Fonte: Blog da Qualidade