Não é novidade que utilizar estratégias de SEO é indispensável para aumentar o tráfego nos e-commerces e marketplaces. Com uma grande variedade de produtos e os preços cada vez mais competitivos, ranquear bem nos motores de busca é importante para manter o funcionamento da empresa on-line.
Segundo dados divulgados pela Hubspot, 90% dos usuários não se decidiram sobre uma marca antes de fazer uma pesquisa. Ou seja, antes de fechar uma compra, o consumidor busca na internet informações como diferenças de preço, avaliações de outros consumidores e reputação da loja. Assim, aparecer mais em buscadores como o Google rende mais visitas e, consequentemente, mais vendas.
“Dentro de um ambiente digital cada vez mais competitivo, estar presente nos melhores canais disponíveis se torna necessário. As mídias patrocinadas podem sofrer flutuações de preço e o SEO surge como alternativa para se posicionar bem nas pesquisas não pagas e no longo prazo sem depender das ferramentas de anúncio”, afirma o especialista em marketing digital Rafael Beraldi, CMO da Camelo Digital.
Como melhorar o SEO do seu marketplace?
Descrever de forma clara os produtos à venda, com informações como função, medidas, cor, voltagem e, é claro, preço, é fundamental na estratégia, mas o SEO vai além disso. Rafael Beraldi explica que, em primeiro lugar, é preciso analisar a estrutura do código do site, isto é, se ele foi construído de forma a facilitar que os mecanismos de busca o encontrem facilmente.
Assim, o ideal é que os e-commerces e marketplaces sejam construídos desde o começo com as estratégias de SEO aplicadas. Caso o site não tenha sido criado com foco na experiência do cliente, o ideal é que ele seja repensado do código à aparência.
“Em segundo lugar, é importante analisar se a autoridade do site é boa frente a outros sites e se ele é citado por blogs, sites e etc. E produzir um conteúdo de extrema qualidade, adaptado às boas práticas de SEO”, acrescenta o especialista em marketing digital. Essas citações podem ser conseguidas depois de um tempo conquistando credibilidade ou até mesmo por meio de troca de links, quando duas empresas negociam e inserem o link uma da outra em seus conteúdos.
Contudo, é bom lembrar que aplicar as técnicas de SEO não vai trazer resultados de um dia para o outro. Segundo o Google, na maioria dos casos o SEO precisa de quatro meses a um ano para começar a mostrar os benefícios desse investimento. Portanto, essa prática precisa ser incluída no planejamento de marketing e a estratégia acompanhada para checar a necessidade de melhorias no percurso.
Tanto para os sites que já aplicam as técnicas de SEO há bastante tempo quanto para os e-commerces novos, as métricas são as mesmas. “A diferença é que um marketplace antigo pode já possuir certa relevância no mercado que atua por já existir há mais tempo. Em relação a um novo marketplace, o trabalho de posicionamento pode ser mais trabalhoso e um pouco mais demorado”, avisa Rafael Beraldi.
Como aliar SEO e experiência do consumidor?
Usar as palavras-chave certeiras é indispensável para conquistar a primeira página dos buscadores pois, assim, o site oferece o conteúdo que o usuário está buscando. Contudo, mais importante do que se atentar a esses detalhes técnicos é pensar inicialmente na jornada de compra.
É necessário refletir e planejar, por exemplo, em como o cliente vai chegar até a sua loja, se ele consegue encontrar facilmente os produtos que deseja e, ainda, se o site oferece todas as informações necessárias para realizar uma compra com agilidade e confiança.
Para isso, é indispensável trabalhar a experiência do usuário com um site bem feito, especialmente para mobile, uma vez que o m-commerce foi responsável por 71,7% das vendas on-line, segundo dados do relatório NuvemCommerce, da Nuvemshop.
“Atualmente, uma das diretrizes das boas práticas de SEO é justamente o bom design da experiência do usuário. O Google, através das suas últimas atualizações, tem priorizado sites que possuam uma boa experiência para os usuários. Portanto, possuir um bom UX é fundamental para o posicionamento do website”, complementa o CMO da Camelo Digital.
Para pensar na experiência do usuário, é válido comparar o e-commerce a uma loja física. Nesse sentido, o layout do site seria como a vitrine da loja; a adequação do site ao mobile e desktop, bem como a disposição dos produtos com boas fotos seria como a arrumação dos produtos nas prateleiras. Já as informações consistentes, preços e outros conteúdos importantes para a jornada de compra se assemelha ao atendimento ao cliente. Como na maioria das vezes o consumidor navega sozinho durante a procura até a finalização da compra, disponibilizar as informações proporciona os benefícios já citados, como agilidade e confiança.
Como produzir conteúdo relevante com técnicas de SEO?
Manter um blog é uma das estratégias que as empresas vêm mantendo para conquistar a primeira página do Google, uma vez que essa ferramenta pode oferecer conteúdo útil, de qualidade e que seja publicado com uma determinada periodicidade. O blog pode trazer conteúdos diversos dependendo do ramo do e-commerce, por exemplo, sugestões de uso dos produtos.
Mas, mesmo sem um blog, é possível trazer materiais relevantes no e-commerce. Para uma boa estratégia de SEO, o primeiro pensamento deve ser: “o que o consumidor quer saber?” e, a partir dessa pergunta, trazer as respostas. Fornecer informações completas e claras, como meios de pagamento, política de troca e devolução e um cadastro e pagamento rápido e fácil vão fazer a diferença na experiência do usuário. Já as palavras-chave podem ser usadas na descrição dos produtos, que também deve ser construída de forma a entregar aquilo que o consumidor busca.
De maneira geral, Rafael Beraldi sugere as seguintes medidas para trabalhar o SEO do e-commerce e fazer com que ele seja mais visualizado nos mecanismos de busca:
“Analisar os produtos que estão sendo vendidos. Definir estratégias que tenham relação com as palavras chaves que os consumidores utilizam para buscar os seus produtos. Escrever sobre tópicos de interesse da área. E contribuir com sites e portais que tenham a ver com o produto que vendem”.
Lembre-se de que investir em SEO é uma estratégia de longo prazo, mas indispensável para a competitividade do negócio.
Consumidor Moderno
Fonte: Varejo S.A.