O lançamento do ChatGPT em novembro de 2022 reacendeu o debate sobre Inteligência Artificial.
No marketing, uma das preocupações é o impacto das IAs na produção de conteúdo. Será que elas serão capazes de substituir profissionais com amplo repertório e anos de experiência para produzir conteúdos coerentes e criativos?
Aqui na Rock Content, já discutimos os riscos e benefícios das ferramentas de IA e o potencial de tornarem o dia a dia dos profissionais de marketing mais eficiente, sem deixar de lado a criatividade e adaptabilidade inerentes à mente humana.
Profissionalmente, tenho usado o ChatGPT como mais uma das diversas ferramentas disponíveis para aprimorar minha escrita. Foco na palavra aprimorar, e não criar algo do zero.
Além de apostar em alguns recursos para refinar texto, também utilizo o ChatGPT para brainstorming de títulos, ter mais opções de ganchos interessantes e até para expandir o vocabulário durante um bloqueio criativo.
Aqui vou compartilhar 5 prompts do ChatGPT que utilizo com mais frequência e que me ajudam a otimizar a escrita persuasiva.
Antes, leve isto em consideração
Estou falando do ChatGPT neste texto por dois motivos:
Isto não quer dizer que ela seja a única IA para otimizar a produção de conteúdo, muito menos a melhor. Se você está buscando uma ferramenta para este fim, leve algumas questões em consideração:
Para estes casos, eu recomendo o AI Content Wizard, que otimiza muito a construção da sua estratégia de conteúdo (trazendo análises e sugestões), utilizando seus próprios dados de forma segura ou o AI Persona Generator para construção de personas.
Boas práticas que aprendi usando ChatGPT
Se você já testou o ChatGPT em algum momento, deve ter percebido que algumas respostas são pouco (ou nada) satisfatórias, algumas vezes genéricas ou ambíguas. Isso acontece porque a ferramenta depende bastante de um imput bem estruturado para trazer outputs mais completos.
É como saber fazer pesquisas no buscador do Google: dependendo da palavra-chave, os resultados não estarão alinhados à intenção de busca do usuário.
Felizmente, existem algumas boas práticas no ChatGPT que ajudam a ter outputs melhores e que tenho aplicado no uso da ferramenta.
Uma observação importante: evite inserir informações confidenciais ou sensíveis. A privacidade de dados do ChatGPT ainda é uma área nebulosa e existe pressão de governos ao redor do mundo para que a empresa criadora garanta a proteção de informações dos usuários dentro da ferramenta.
5 prompts do ChatGPT para aprimorar a escrita
“Prompts” são sugestões ou comandos dados ao ChatGPT. São frases ou perguntas que servem como um “contexto” para que a ferramenta entenda o que você precisa e, assim, traga devolutivas de acordo com a expectativa.
Imagine como um diálogo: você faz uma pergunta (imput), a outra pessoa responde (output).
Listei 5 prompts que uso com mais frequência dentro do ChatGPT, mas existem muitas outras possibilidades para auxiliar a escrita com a ferramenta. Você pode adaptar estes prompts e encontrar maneiras de ter respostas melhores com o tempo.
1. Refinar o tom de voz da mensagem
Este é um dos prompts do ChatGPT básicos para copywriters. Você precisa já ter o texto que precisa aprimorar. Ao dar o comando para a ferramenta, ela retorna com algumas ideias para que seu texto atinja o tom de voz que você procura.
Na caixa de texto do ChatGPT, você vai digitar solicitar que a ferramenta transforme um determinado um título ou assunto de email, por exemplo, em algo mais curto, longo, persuasivo, casual, profissional ou qualquer outro adjetivo que se encaixe no que você precisa.
Alguns exemplos:
Ao longo dos exemplos que listo aqui você vai notar que nem toda resposta está bem escrita ou pode ser aproveitada, mesmo que você faça modificações.
Nesses casos, você pode gerar novas respostas para que a ferramenta forneça mais opções. As boas práticas que listei anteriormente também são muito recomendadas para otimizar seu trabalho na ferramenta.
2. Sinônimos ou antônimos para palavras
O ChatGPT também pode ser usado para pesquisar sinônimos e antônimos de algumas palavras ou expressões. No dia a dia, esse prompt é útil quando estou com algum bloqueio de escrita ou não encontro em outros canais de pesquisa opções interessantes para o que procuro. Alguns exemplos:
3. Mais opções para uma frase ou parágrafo
A ideia é buscar maneiras diferentes para escrever uma frase ou parágrafo a fim de torná-los mais objetivos e atrativos. É interessante para abrir o leque de possibilidades para transmitir uma ideia ou um contexto.
Por exemplo:
4. Brainstorming de ideias
Outro ótimo uso para o ChatGPT: fazer brainstorming de ideias sobre um tema.
Você pode pedir ideias incomuns para um assunto e, se achar necessário, dê mais contexto para a ferramenta.
5. Sugestões de ganchos para emails e blogposts
Por fim, este prompt é útil para ter ideias de gancho para email marketing ou blogposts e cativar o público logo no início da leitura.
Estes são apenas alguns exemplos que podem te ajudar a usar o ChatGPT como um recurso para aprimorar seu copywriting.
Experimente outras maneiras de fazer uma solicitação à ferramenta: isso vai expandir sua opções e você conseguirá respostas cada vez mais alinhadas ao que precisa.
E, lembrando, o ChatGPT é apenas uma do leque de ferramentas de IA que temos quando se fala em otimização de escrita e conteúdo.
Além de testar estas dicas, te recomendo passar na página do AI Content Wizard para testar a plataforma como uma facilitadora da sua estratégia de conteúdo. É extremamente eficaz.
Fonte: Rock Content