Para o filósofo Roman Krznaric, esta é “a capacidade mais importante que o ser humano pode desenvolver”
A palavra empatia está cada vez mais presente no contexto empresarial. Segundo a consultoria DDI (Global Leadership Forecast 2021), a capacidade dos líderes de demonstrar empatia (conectar-se com suas equipes em um nível mais humano) é o fator principal que influencia o burnout (esgotamento). Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, afirmou, em uma palestra no 8º Fórum Liberdade e Democracia (2021), que a empatia é a qualidade mais importante em um líder.
Aparentemente, a empatia virou uma panaceia, o remédio para todos os males e a presença dela resolvendo todas as questões existentes. Mas o que é empatia? Como podemos exercitá-la, incorporá-la ao nosso dia a dia?
Empatia é uma palavra de origem grega formada por en mais pathós, que significa “sentir fortemente”, “ser impactado por”. O ideograma chinês “escutar com um coração puro”, que seria equivalente a escutar empaticamente, inclui os caracteres para ouvidos, olhos e coração.
Esse tema não é completamente recente, já que, em 1916, a filósofa e teóloga alemã Edith Stein apresentou sua tese de doutorado chamada Sobre o problema da empatia, na qual faz uma análise sobre o fenômeno e destaca a importância da empatia para o autoconhecimento e autoavaliação.
Uma das metáforas mais usadas para a empatia é “calçar o sapato do outro”. Esse ato significa o esforço de suspender nossas crenças, valores e preconceitos, além de abrir mão de nossas vivências, para que possamos enxergar o mundo da mesma forma que o outro.
Criador do Museu da Empatia, o filósofo e cientista social Roman Krznaric afirma que “a empatia é a capacidade mais importante que o ser humano pode desenvolver, porque permite entender e ver o mundo pelos olhos do outro”.
O psicólogo e PhD em psicologia cognitiva Paul Bloom considera a empatia como inteligência social e faz um alerta porque, sendo inteligência, pode ser usada para o bem ou para o mal. A habilidade de saber o que os outros estão pensando/sentindo pode gerar professores maravilhosos, políticos nobres e grandes líderes. Da mesma forma, poderá contribuir para a existência de excelentes vigaristas, sádicos, sedutores, torturadores e psicopatas. Como você está usando sua habilidade de empatia?
Daniel Goleman descreve três tipos de empatia necessários aos líderes: a empatia cognitiva (a habilidade de ver o mundo pelos olhos da outra pessoa); a empatia emocional (a habilidade de sentir o que o outro sente); e a preocupação empática (a capacidade de se mobilizar para ajudar, se for preciso).
No modelo da Comunicação Não Violenta (CNV), as 2 partes são escutar empaticamente e expressar-se honestamente, que serão as bases para os 4 componentes (observações, sentimentos, necessidades e pedidos). Para exercitar a CNV, a empatia estará presente na forma como ouvimos as observações, os sentimentos, as necessidades e os pedidos. Marshall Rosemberg, criador da CNV, define empatia como sendo “a compreensão respeitosa do que a outra pessoa está vivendo”. Seria buscar compreender seus pontos de vista e suas experiências, sem necessariamente aceitar ou rejeitar, concordar ou discordar. Empatia não é simpatia nem antipatia.
Existem algumas ações que são contrárias à empatia, dentre elas: solidarizar-se, aconselhar, competir pelo sofrimento, educar, consolar, recomendar, interrogar, responder, corrigir, resolver, explicar-se, analisar, concordar. Elas nos colocam em uma posição superior ou diferenciada em relação à outra pessoa.
De forma prática, Roman Krznaric (em palestra para a The RSA), descreve os 6 hábitos das pessoas altamente empáticas, os quais podem nos ajudar a viver melhor e a contribuir para criar mudanças sociais, a saber:
Cultivar a curiosidade sobre estranhos: ajuda a identificar os preconceitos e as suposições vividas como verdadeiras;
Desafiar preconceitos e descobrir pontos em comum: perceber o outro como um ser humano, com sentimentos e necessidades; buscar o que nos une em vez do que nos separa;
Colocar-se no lugar dos outros, vivendo a vida de outra pessoa;
Pratique a arte da conversa: diálogos francos onde há um escutar com atenção, compartilhando sentimentos e na presença da vulnerabilidade;
Inspirar ação em massa e mudança social: exercitar a empatia por uma comunidade, entendendo a perspectiva de outras pessoas;
Desenvolva uma imaginação ambiciosa: ser empático no espaço (com pessoas em outros países) e no tempo (com as futuras gerações).
* Angela Vega
Fonte: Administradores.com