Nos últimos anos a utilização da inteligência artificial tem se expandido para diversos tipos de aplicações. As empresas que souberem aproveitá-la de forma eficiente poderão se destacar entre os concorrentes e fazer diferença no mercado.
Para você compreender melhor o potencial e a amplitude que tem a inteligência artificial é interessante compreender o paralelo produzido por Peter Diamandis e Steven Kotler em seu livro Bold – How to Go Big, Create Wealth and Impact the World. Peter e Steven explicam que o impacto da I.A. será semelhante ao efeito que a massificação do computador pessoal provocou na vida das pessoas.
Tecnologias disruptivas, como são chamadas tecnologias que tem potencial de mudar nossas vidas, normalmente seguem um ciclo semelhante desde a fase conceitual até a fase de utilização plena. O ciclo é composto de 5 fases.
Na fase inicial, chamada de “Technology Trigger”, são iniciadas as primeiras discussões sobre o assunto principalmente no mundo cientifico. Quando essa versão embrionária da tecnologia é bem aceita e demonstra um potencial grande essas discussões chegam a grande mídia. Nessa etapa inicia-se a segunda fase “Inflated Expectations” onde a expectativa gerada por pela tecnologia assume seu ponto máximo. No caso dos PCs, nos anos 60 a ideia gerou grande empolgação pelo mundo.
No entanto, quando os primeiros computadores chegaram só era possível jogar jogos simples como o “Pong”. Como vocês devem imaginar, essa materialização da ideia gerou uma forte desilusão nas pessoas e nas empresas, considerada terceira fase.
É neste contexto que se dá a importância dos empreendedores. Mesmo quando a opinião geral coloca a nova tecnologia como desacreditada e até fracassada, eles acreditam no seu potencial e começam a criar aplicações que nem mesmo foram pensadas pelos idealizadores.
Visionários como Steve Jobs e Bill Gates no caso do PC contribuíram para as primeiras versões do PC como conhecemos hoje. Eles trouxeram de volta, de forma gradativa, o entusiasmo das pessoas com a tecnologia. E hoje, como resultado dos seus esforços, é quase impossível imaginar nossas vidas sem o computador.
Neste contexto abordado por Steven e Peter é que se encaixa a Inteligência Artificial. Segundo um artigo recente da revista Fortune, no ano passado, fundos de investimento investiram mais de 5 bilhões de dólares em 658 empresas de inteligência artificial. As principais empresas de tecnologia já oferecem “robôs” para serem treinados e possam ser utilizados em diversos tipos de aplicações.
Alguns exemplos são o “Watson” da IBM, “OpenAI” do Elon Musk e o “Deep Mind” adquirido pelo Google recentemente. Baseado nessa tecnologia disponível, hoje estamos vivenciando uma quantidade enorme de empreendedores que inovaram em seus respectivos mercados. Descubra abaixo 4 motivos essenciais para utilizar a tecnologia a favor de seu negócio.
Aumento exponencial das vendas
Imagine ter um auxiliar de vendas que conhece profundamente cada potencial cliente. Tem conhecimento sobre como o cliente prefere ser abordado, por e-mail ou telefone. Se gosta de falar na parte da manhã, tarde ou noite. Tem consciência dos principais assuntos de interesse, se gosta de esportes ou não. E por aí a lista segue em uma infinidade de informações.
Esse tipo de ferramenta com inteligência artificial permitirá as empresas gerar soluções cada vez mais personalizadas para seus clientes. Sem contar, no auxílio para geração automática de propostas.
Já existem startups que estão movimentando o mercado de vendas. Segundo o Techcrunch, a startup Meanwhile Tact levantou 15 milhões de dólares em investimento para aplicar a inteligência artificial no planejamento do dia de vendedores para garantir que trabalhem de forma mais lógica e eficiente. Outro exemplo é a startup Conversica que levantou 34 milhões de dólares para criar um assistente de vendas virtual.
Melhora gradativa no atendimento ao cliente
Segundo uma análise realizada pela IBM, metade dos 270 bilhões de ligações de SAC feitas anualmente no mundo não são resolvidas. Melhorar essa taxa pode significar um estreitamento das relações com o cliente. Com a inteligência artificial, por meio das interações diretas por mensagens ou chats, os clientes podem ser atendidos em tempo real.
Análise de tendência de cenários e prevenção de problemas
Utilizando a AI para dados em tempo real com dados históricos da operação das empresas é possível prever diversos tipos de problemas. Alertas podem ser enviados para a gerência antes que se tornem problemas críticos. Essa economia pode ser feita tanto em equipamentos quanto em tempo dos colaboradores.
Melhoria na eficiência e eficácia da sua operação
Colaboradores e clientes sofrem para encontrar as informações que precisam no meio de diferentes plataformas bancos de dados, documentos, e-mails, catálogos. O que torna isso uma tarefa extremamente demorada e frustrante. Robôs são capazes de fazer buscas muito rápidas e inteligentes interpretando e cruzando todas essas informações não estruturadas. Falando um pouco do nosso mercado que é o de sistemas de gestão, acreditamos que a inteligência artificial irá mudar significativamente a forma como as empresas de consultoria interagem com o cliente para ajuda-los nos processos de certificação de normas como a ISO 9007, ISO 14001, OHSAS 18001, dentre outras.
Fonte: Portal Administração
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