Até há não muito tempo, a produção de vídeos corporativos era largamente um privilégio das grandes organizações, pois somente elas dispunham dos recursos para investir em vídeos. Esses tempos se foram.
A tecnologia e a produtividade do segmento permitem que hoje mesmo empreendedores individuais aproveitem de material audiovisual para suas estratégias de marketing e vendas. Aos poucos os vídeos tornam-se padrão na divulgação de produtos e serviços, e ganham cada vez mais espaço também em treinamentos e educação à distância (EAD).
Se a utilização de material audiovisual é cada vez mais comum, o diferencial fica com a criatividade e a precisão no planejamento dos projetos, exigindo que as produtoras sejam especializadas em vídeos, assim como em negócios, marketing, recursos humanos e até desenvolvimento de produtos. Veja agora algumas ideias para fazer seu negócio decolar através da produção audiovisual:
Atraia visitantes
Segundo a Forrester, uma página web com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira página do Google. Além de melhor posicionada, esta página possui 41% mais cliques ao ser visualizada. Se for usar email marketing, a taxa de cliques aumenta em 96%. Assim não fica difícil entender que, ao investir na produção audiovisual, as pessoas terão facilidade para encontrar o seu site e propensão para acessá-lo.
Fale com clareza
Os vídeos aumentam o entendimento das pessoas sobre um produto ou serviço em mais de 70%. Essa estatística, por si só, já basta para demonstrar que sua empresa não só pode como deve apresentar suas ofertas em vídeos — sejam eles tradicionais vídeos institucionais ou no formato web.
Até agora, esses pontos demonstram que, com uma estratégia de produção audiovisual, além de visitar a sua página, as pessoas irão assistir ao seu vídeo, e ter a oportunidade de descobrir e entender os diferenciais que você tem a oferecer. Uma cadeia lógica altamente promissora para seu funil de vendas, concorda?
Realize conversões
Seguindo o raciocínio. Se você consegue atrair visitantes e conversar com esses visitantes com clareza, a próxima etapa, naturalmente, será converter. Seja conseguir o email de interessados, ter seu conteúdo compartilhado ou aumentar as vendas, o vídeo pode ser a peça que falta na sua estratégia. Segundo a Forrester, 3 a 5 consumidores gastam pelo menos 2 minutos assistindo a um vídeo que os informa sobre produtos ou serviços pelo qual estão interessados, e então as vendas totais podem aumentar em nada menos do que 600%! Já imaginou o que isso pode fazer por você?
Os pontos acima demonstram como é possível potencializar seus resultados através da produção audiovisual, desde a atração do público até a conversão desse público em novas vendas.
Dê apoio ao time comercial
Até agora demos ênfase ao mundo digital, mas as possibilidades no mundo off-line são igualmente promissoras. Muitas vezes a taxa de conversão do time fica abaixo do esperado, inclusive acompanhada de diferenças significativas entre os colaboradores. Ou há muita rotatividade e vendedores novatos demoram a alcançar os antigos. Ou, quem sabe, trata-se de produtos e serviços de fato difíceis de serem explicados.
Enfim, há inúmeras situações em que é recomendável utilizar vídeos para apoiar o time de vendas ou para apresentações. Em geral é um material que, por si só, poderá garantir altas taxas de conversão, independente se quem aperta o play seja você, um consultor sênior ou um vendedor novato.
Lucre com vídeos periódicos
Uma ideia que ainda é um pouco fora da caixa no Brasil é trabalhar com vídeos periódicos para turbinar o marketing de conteúdo da sua empresa. Prática já comum nos EUA e que está prestes a crescer no Brasil, sua eficácia está baseada em diversas pesquisas que demonstram que as pessoas preferem assistir a vídeos a ler textos, inclusive executivos, sobre qualquer assunto.
Além de asssitir, tendem a compartilhar mais e se lembram de onde assistiram a determinado vídeo. Ou seja, há grandes oportunidades nessa área e, no Brasil, trata-se ainda de um verdadeiro mar azul do marketing: o caminho está aberto para quem esticar a mão e pegar os espaços no seu segmento de mercado.
Turbine os treinamentos
Não é só no marketing e nas vendas que a produção audiovisual pode ajudar uma organização a crescer. Com conteúdo em vídeo, sua empresa pode desenvolver treinamentos tanto para os funcionários como para os clientes de forma muito mais simples e ágil, publicando vídeos na internet, na intranet ou nos televisores espalhados por unidades.
Duas grandes vantagens são: 1) uma informação passada de maneira clara e engajante todas as vezes e 2) a facilidade para treinar novos funcionários e reciclar os antigos. Em empresas com alta rotatividade ou grande número de colaboradores esses dois fatores podem ser decisivos para o sucesso perene do negócio.
Fonte: Matildefilmes