O marketing tem servido como motor de promoção e venda de produtos e serviços junto dos clientes. Contudo, atualmente, esta promoção vai mais além dos produtos e serviços, servindo também para atrair e reter talentos – razão pela qual, nos últimos anos, as organizações têm vindo a mudar a forma como operam no mercado, especialmente em termos de gestão do capital humano.
– Quem somos nós como empresa?
– O que oferecemos aos nossos talentos?
– Por que a nossa organização?
Estas são questões que o marketing digital tem de responder. Devemos, ao oferecer conteúdos com valor acrescentado, ganhar visibilidade nas redes sociais e gerar curiosidade engagement, para que os potenciais candidatos imaginem como seria trabalhar na organização e sintam o desejo de se candidatarem a uma posição na empresa.
O desenvolvimento de uma marca reconhecida que gera confiança entre aqueles que constituem a própria organização e entre aqueles que poderiam potencialmente fazer parte dela um dia, quer como colaboradores quer como clientes ou parceiros, tornou-se uma prioridade e um fator de diferenciação para as organizações.
O marketing digital é, portanto, a forma como a organização cria uma estratégia de Employer Branding a nível digital.
Como conseguir uma boa estratégia de marketing digital para melhorar o Employer Branding?
Para alcançar este objetivo, poderá explorar várias vias, nomeadamente:
Numa sociedade cada vez mais digitalizada, é essencial possuir uma forte presença em ambientes digitais. As organizações precisam de se manter atualizadas e conscientes da evolução das tendências e interesses dos utilizadores, para que estes consigam encontrar organizações que satisfaçam as suas necessidades.
É de grande importância mencionar que as organizações devem apresentar sobre si próprias informação congruente com a sua própria cultura, valores e funcionamento organizacional, caso contrário, estas estratégias funcionarão contra elas.
Fonte: Marketing e Vendas